Bom dia Pessoal
Faz um tempo que queria comentar sobre esse assunto com vcs e tinha esquecido.
Quem gosta e se interessa, sabe que o mundo de renda fixa vai muito além de LCI e LCA.
Tenho visto muitos colegas da nossa comunidade já aplicando em ativos menos conhecidos do público em geral como CRIs, CRAs e debêntures. Sabidamente, quem aplica nas emissões consegue normalmente taxas melhores, pois não há o spread do mercado secundário. Para termos uma ideia, recentemente vieram ao mercado emissões de debentures da Salus e AGRU, CRAs da Raízen e Suzano. Para ter acesso a esses produtos precisa ter conta num banco e/ou corretora que frequentemente participe das emissões. Quanto maiores as instituições, mais ela participará.
Há entretanto um outro mercado de emissões mais restrito e ainda mais interessante. Trata-se das chamadas "476". Isso nada mais é que uma modalidade onde o emissor opta por uma forma mais econômica de distribuição. Nesse caso (chamado de distribuição com esforços restritos) os bancos e corretoras tem um número limitado de clientes para ofertar e somente 50 investidores em todo o país podem investir nesse papel. Obviamente não é qualquer investidor que pode participar e os mínimos para se aplicar são muito mais altos.
A grande "jogada" é que passados 90 dias da emissão (tempo que esse não pode ser negociado) o investidor revende ativos para o varejo em lotes bem menores e com uma taxa de remuneração menor. Com isso tem-se um ganho extra, que muitas vezes é bem significativo. Esse é o famoso "quem tem dinheiro faz dinheiro" e é por isso que devemos dar muito valor ao que ganhamos, pois quanto mais temos disponível, melhores são os produtos que podemos acessar.
Abraço e bons investimentos a todos
A cada post que vc faz noto que o mercado de renda fixa é bem seleto. Se não tiver uma boa assessoria e um bom caixa vai ter que remar muito para encontrar algo bom.
ResponderExcluirParabéns por compartilhar.
Grande Uó
ExcluirInfelizmente é bem nesse sentido.
Obrigado pela visita.
Essa eu não conhecia...
ResponderExcluirQual o motivo desse nome (476)?
Abraço!
É o número da instrução da CVM.
ExcluirMuito interessante.
ResponderExcluirQuanto seria mais ou menos para entrar numa 476?
Mínimo de 1.000.000,00 mas normalmente, pela quantidade limitada de vagas, eles pedem acima de 3.000.000,00
ExcluirBons dividendos, você não tem mais FEXC? É um FII de CRIs, de excelente qualidade e tem rendido acima de 1% se não me engano...
ResponderExcluirSim, ainda tenho
ExcluirNem sabia que isto existia. Obrigado por dividir esta informação. Infelizmente, pelo valor que você colocou no comentário aqui, este produto fica bem além do meu alcance.
ResponderExcluirQuanto geralmente custam estes lotes menores? Qual a rentabilidade? Estes lotes menores são comprados através de corretora também?
Abraços
Sim, esses lotes menores também são negociados pelo corretora.
ExcluirOs valores no secundário também variam. Podem ser múltiplos de 1.000, 10.000 ou 340.000
Depende da emissão.
Obrigado por mais essa informação de bastidores, Dividendos. Sempre trazendo informação de qualidade para a blogosfera.
ResponderExcluirAbs
Obrigado pela visita e comentário.
ExcluirComo funciona o spread do secundário? É quando o título comprado na emissão já incorreu juros, então o detentor os vende a um preço maior e com uma taxa menor?
ResponderExcluir