segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Indicadores Financeiros Blog Dividendos Outubro-2012


Ola Pessoal
Conforme programado, apos a divulgacao da atualizacao financeira do mes, seguem os graficos para avaliacao da evolucao financeira pessoal.

O grafico abaixo mostra o resultado da divisao do patrimonio liquido pelo salario. A ideia eh vermos quantos meses de salario temos em aplicacoes de alta liquidez. Comparado ao mes de setembro, houve a evolucao de um salario aplicado.



 O grafico seguinte mostra o resultado do mesmo patrimonio liquido acima dividido pelos gastos mensais (despesas). A ideia eh sabermos com quantos meses podemos nos manter com o que temos aplicados. A evolucao tambem foi positiva e significativa (2 meses de despesas cobertas pela valorizacao do patrimonio).


O ultimo grafico e mais importante para mim, mostra o percentual da minha IF atingido. Conforme postado anteriormente, considero IF o recebimento de dividendos mensais de modo a cobrir em totalidade todas as minhas contas mensais (ou seja, nao precisarei trabalhar para pagar minhas contas). Para o calculo abaixo nao considero os dividendos recebidos por acoes (FII sao considerados). Apos um mes interiro de leituras, avaliacoes e suado trabalho, nao soh a evolucao ruma a IF, mas os grandes 3% de aumento entre setembro e outubro me fazem crer que o caminho esta indo na direcao correta. Minha meta continua sendo a evolucao de 1% ao mes, principalmente nos proximos meses onde devo comecar a fazer um melhor balanceamento da carteira.


Abraco e bons investimentos a todos.

12 comentários:

  1. Muito bom.

    O último gráfico é realmente importante.

    Os outros te mostram como você se sairia em uma "crise" (desemprego, doença, etc).

    Abraços!
    Ganhando Muito

    ResponderExcluir
  2. Olá Dividendos!

    Sem dúvida o último gráfico é o mais importante. Pq vc não considera os dividendos das ações? Vc inclui o valor das suas salas no portfólio ou somente os aluguéis recebidos?

    Pretendo fazer alguns gráficos do tipo, mas somente ano que vem...

    Bom mês pra vc!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GM e Corey
      Obrigado pelos comentários e visitas.
      Nao considero os dividendos de ações pois como eles são provenientes dos lucros das empresas, há uma grande variação de mês a mês, e nao quero correr o risco de contar com algo que nao êh relativamente constante.
      Com relação ao valor das minhas salas, nao considero no meu portfólio.
      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
    2. Faz sentido... fico na dúvida se devo ou não considerar cupons de juros do TD, afinal eles são semestrais. Acho que vou considerar, mas não para estabelecer minha meta de ganho mensal.

      Excluir
  3. Olá Dividendos,

    64% da IF alcançada, meus parabéns! Apesar de ser anônimo fico feliz por suas conquistas após tanto tempo acompanhando seu post assim como dos demais colegas, formamos uma comunidade bem saudável :)
    Tem prazo para a conquista da IF? E depois disso algum plano? Podia fazer um post sobre isso porque está bem próximo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GI
      Obrigado pelo comentário.
      Também considero muito saudável nossa comunidade. Melhorei muito a minha disciplina de investimento depois que criei o blog.
      Nao tenho meta de tempo para atingir a IF. Tenho uma meta mensal de aumentar meu fluxo de caixa entre R$100 e150 todo o mês. Se eu conseguir isso, devo conseguir em 4-5 anos. Mas o negocio êh a evolução saudável e consistente mês a mês.
      Abraço

      Excluir
  4. Dividendos,

    to doido pra começar a usar esses indicadores, mas como estou começando ainda, acho melhor deixar pra depois, senão vou desanimar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá L.
      A nao ser que a pessoa tenha ganho uma herança ou na loteria, todos começamos do zero.
      Lembro que meus primeiros depósitos mensais eram de R$50. O legal do gráfico e também do acompanhamento êh poder monitorar se estamos conseguindo um crescimento constante.
      Abraço

      Excluir
  5. Em priemiro lugar parabens pela rentabilidade! Mas lendo eu blog, eu realmente tenho curiosidade sobre a sua área de atuação! se voce puder esplicar em algum post, ficaria muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madman.
      Trabalho numa industria de bens de consumo nao-duráveis. Área produtiva.
      Abraço

      Excluir
  6. Dividendos, gostaria de sua opinião sobre uma possível carteira para novembro em meu blog.

    ResponderExcluir
  7. Fala Dividendos. Parabéns pela constância, acompanho mais teu gráfico do Líq/Despesas. Acho bacana. É isso aí.

    Abraço.

    ResponderExcluir