quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Indicadores Financeiros Blog Dividendos Setembro-2012

Ola Pessoal
Conforme programado, apos a divulgacao da atualizacao financeira do mes, seguem os graficos para avaliacao da evolucao financeira pessoal.

O grafico abaixo mostra o resultado da divisao do patrimonio liquido pelo salario. A ideia eh vermos quantos meses de salario temos em aplicacoes de alta liquidez. Comparado ao mes de agosto, houve a evolucao de um salario aplicado.


 O grafico seguinte mostra o resultado do mesmo patrimonio liquido acima dividido pelos gastos mensais (despesas). A ideia eh sabermos com quantos meses podemos nos manter com o que temos aplicados. A evolucao tambem foi positiva e significativa (3 meses de despesas cobertas pela valorizacao do patrimonio).




O ultimo grafico e mais importante para mim, mostra o percentual da minha IF atingido. Conforme postado anteriormente, cinsidero IF o recebimento de dividendos mensais de modo a cobrir em totalidade todas as minhas contas mensais (ou seja, nao precisarei trabalhar para pagar minhas contas). Para o calculo abaixo nao considero os dividendos recebidos por acoes (FII sao considerados). Apos um mes interiro de leituras, avaliacoes e suado trabalho, nao soh a evolucao ruma a IF, mas os grandes 4% de aumento entre agosto e setembro me fazem crer que o caminho esta indo na direcao correta. Minha meta continua sendo a evolucao de 1% ao mes, principalmente nos proximos meses onde devo comecar a fazer um melhor balanceamento da carteira.




Abraco e bons investimentos a todos.

17 comentários:

  1. Div,

    SE vc não reaplicar os dividendos/aluguéis, a rentabilidade da sua carteira bateria a inflação?

    Abraço,
    Max

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Max
      Sim, ela bate a inflação no médio prazo. A carteira precisa ser montada de forma que mesmo com a retirada dos dividendos o montante siga sendo corrigido pela inflação para que nao ocorra "perda" de patrimonio.
      Abraço

      Excluir
  2. Excelente.

    Provavelmente em mais um ou dois anos você conseguirá sua IF.

    Seu salário também é excepcional. Você é diretor de alguma empresa ou empresário?

    O índice de patrimônio líquido/despesas mostra quanto você tem dividido pelas despesas mensais, pra ver quanto você demoraria para dilapidar o patrimônio se precisasse. Na prática, esse índice é maior do que o que você divulga. Se fosse mesmo necessário fazer isso, você poderia converter toda sua carteira para uma aplicação de renda fixa, que renderia juros, ajudando na retirada. Não fiz as contas, mas com certeza o valor real é muito maior do que 79. Mais um motivo de orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aposentando em 2038
      Obrigado pela visita e comentario.
      Acho que vai demorar um pouco mais de tempo para atingir a IF. Vou precisar fazer um melhor balanceamento dos meus investimentos nos próximos aportes, o que vai impactar na sequência do crescimento dos dividendos pagos. Nao tracei uma meta de tempo. Se conseguir dentro dos próximos 5 anos estará perfeito.
      Hehehe...nao sou empresario, tao pouco diretor de empresa. Sou mero assalariado.
      Seu raciocinio esta correto. Se eu considerar que posso usar os dividendos, esse numero aumenta muito, mas como esse seria um calculo muito complicado, prefiro seguir com o basico.
      Abraco

      Excluir
  3. Parabéns pelos resultados! Só uma pergunta, sua intenção em dividendos para a IF é somente em FIIs e Alugueis de imoveis? Não considera dividendos de empresas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ze
      Poe enquanto nao considero os dividendos provenientes das acoes pois a carteira nao esta madura o suficiente e portanto os rendimentos nao sao ainda estáveis.
      abraço

      Excluir
  4. Bom dia Dividendos e parabéns pelos resultados.

    Também já invisto com foco em dividendos há alguns anos. Estava fortemente posicionado em elétricas, até ser devidamente assaltado pela nossa "presidenta". O que me salvou foi a diversificação da carteira (também tinha posições em bancos, siderúrgicas e small caps).

    Recentemente descobri os fundos imobiliários, que antes olhava com certa desconfiança, porém agora com mais estudo, reconheço ser excelente forma de aplicação para quem tem o nosso foco.

    Comecei a comprar BCFF11b, desfazendo posições em algumas elétricas que já se recuperaram e realizando alguns lucros que havia obtido em small caps. Mesmo não conseguindo um preço médio tão bom quanto o seu (comprei a 123,31), ainda sim o DY estimado está acima de 1,2% ao mês, o que considero satisfatório e acima da média do setor.

    Estou pensando também em participar da oferta FII TRX edifícios, porém vi no prospecto que o DY anual estimado é de 9%, sendo os locatários apenas 03 clientes com contrato de longo prazo. Você não acha essa remuneração insuficiente e com pouca perspectiva de melhora do DY já que são contratos de longo prazo ? Vale a pena ?

    O que você acha do MAXI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII que estão lançando agora ?

    Grato pela atenção e parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Baltron
      Obrigado pela visita e comentario.
      Sobre o Maxi Renda, nao li o prospecto nem entrei, nao consigo opinar.
      Meu PM em BCFF esta otimo (100) e com a subcricao vou aumentar ainda mais o volume de papeis a esse valor.
      Se fizermos uma comparacao entre o BCFF e TRX realmente ha uma diferenca enorme de rendimento. Difícil dizer se os gestores do BCFF vao conseguir continuar com esses altos dividendos.
      Acho que os valores do TRX estão de acordo com a perspectiva de mercado. Nao podemos esquecer que normalmente o mercado precifica os FII de acordo com os dividendos pagos. Ou seja, se tem algum com alto DY , ou eh porque o mercado ainda nao "descobriu" ou porque tem algo de errado e ninguém acredita em manutenção. Por isso reitero que considero os 9% a.a no TRX excelentes tanto que estou comprando como forma de diversificação.
      Abraco e bons investimentos.

      Excluir
  5. Olá Dividendos! Mais uma vez muitos parabéns pela carteira e pelo aporte... espero um dia conseguir chegar nesse nível haha

    Abraço e continue com os bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Forreta
      Obrigado pela visita e comentario.
      Tenho certeza que chegaras.
      Abraco

      Excluir
  6. Dividendos,

    Dê uma olhada no FII EDGA11B.

    bem interessante.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo
      Lembro de ter lido o prospecto de lançamento. Sim, esse FII eh bem interessante e parece que a apresentação do predio também ficou muito boa.
      Abraco

      Excluir
  7. Quase la hein amigo ! Inveja positiva ou admiracao rsssss

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Dividendos,

    Olha, fazia tempo que eu não tinha mais paciência de ler os blogs de finanças pessoais que andam na Internet, mas ainda bem que existem coisas boas... Muito bom o blog, uso exatamente este mesmo raciocínio. Quantos salários estão guardados e quantos meses me mantenho sem trabalhar. Quanto ao último gráfico teria que ler mais o blog para entender seu conceito de renda passiva.

    Por prática jogo um desconto de 35% na taxa de retorno que calcula a Renda Passiva, tem alguns blogueiros que pregam algo mais agressivo como O Viver de Renda com aquele número cabalístico de 4% de retirada segura, acho que não devemos nem tanto ao céu nem tanto a terra.
    Concluindo, Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Olá Mr. Green
    Obrigado pelo comentário e visita.
    Abraco

    ResponderExcluir