segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Aplicações com liquidez

Olá Pessoal,

Estive lendo um prospecto de uma emissão que me foi passado hoje de manhã e tem um ponto que achei interessante comentar.
Na maioria desses prospectos (pra não dizer todos) é dito que os ativos em questão não possuem liquidez, ou seja, deve-se carregar até o vencimento. Considerando que em muitos casos o vencimento é superior a 5 anos, muitos investidores acabam por não alocando seus recursos nesses produtos.
Digo isso pq quando converso com alguns amigos que também investem, a maioria fica restrita a LCIs e LCAs e quando questionados sobre CRAs (por exemplo) dizem que os vencimentos são longos.
O que acontece na prática é que muitos CRAs possuem uma liquidez muito alta no mercado secundário. Especialmente os que possuem PUs de R$ 1.000,00. Tem-se, portanto, em muitas ofertas rendimentos muito superiores a essas LCIs e LCAs e com liquidez e que muitos deixam de investir por falta de informação ou por estar mal assessorado.
Claro que sei que alguns ativos não possuem FGC, mas temos emissões de empresas muito boas que eu considero interessante a troca.
A informação é a grande arma dos investidores.

Abraço e boa semana a todos.

4 comentários: