terça-feira, 16 de junho de 2015

União das sardinhas

Olá Pessoal,

Estou aqui para comentar sobre um ponto que considero interessante e até agora não vi nada escrito sobre isso.
Nos últimos dias tive algum tempo livre e tirei algumas horas para conversar e passar um período com o pessoal que me assessora. Aproveitei para entender mais como funciona algumas dinâmicas de Renda Fixa e questionei também o porquê eles tem LCs enquanto que outros escritório da mesma corretora não (recebi vários e-mails comentando sobre isso).
A resposta que tive vem de encontro com o título dessa postagem. Fazendo um paralelo com o mercado de ações, se temos um papel com pouca liquidez e um volume grande de pessoas compram num período curto de tempo, há (obviamente) um aumento do preço. Ou seja, a união faz a força. Porém sabemos que na prática não é tão simples.
Pois bem, em algumas situações, a renda fixa permite isso. Digo isso pois vi acontecendo na prática.
Quando o escritório possui um volume financeiro maior e consegue "juntar" essas ordens de compra ou venda, consegue-se preços muito melhores que os obtidos com ordens pequenas isoladas. E por incrível que pareça, essa diferença faz muita diferença.
Outro ponto é que esses escritórios que conseguem bons volumes, são as vezes "recompensados" com algumas ofertas. Na verdade é meritocracia. Quem consegue gerar volume, fruto de trabalho, tem benefícios.
Vejo muitos colegas na nossa comunidade se esforçando muito para trabalhar e juntar $, porém as vezes não tem acesso aos melhores investimentos por escolher corretoras ou escritórios mais baratos ou por querer investir sozinhos. Não estou dizendo que um está certo ou que outro está errado. Quero apenas trazer um ponto para pensarmos a respeito.

Abraço e bons investimentos a todos

10 comentários:

  1. Tá, e o que você sugere para mudar isto ?

    Qual a atitude do sardinha ? Se reunir em um fórum e combinar sinal ? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou desconsiderar a parte idiota e sem maturidade do seu comentário e responder. Sugiro que cada investidor procure entender se de alguma forma o seu assessor tem um real volume de cliente que seja possível fazer tal movimento.
      Caso não consiga, procure, por exemplo, alguém na nossa comunidade que possa vir a ter isso. Fácil obviamente não é.
      Eu tenho postado o que tenho feito para que todos possam avaliar e comparar. Se não me engano, o Guardião também comenta bastante o que tem feito...

      Excluir
    2. Voce pode passar o escritorio que utiliza dividendos?

      Excluir
    3. O escritório é a Valle Investimentos
      O e-mail do contato é kleber.koch@valleinvestimentos.com.br

      Excluir
  2. Na renda fixa, a união da sardinhada tende a "diminuir" a atratividade do investimento.. um bom exemplo são as LC's... já vi elas sendo emitidas a 140% do CDI... Com a grande procura dos últimos tempos, as taxas foram caindo, bem como o valor mínimo para investimento foi aumentando... hoje a melhor taxa é de 125% do CDI com aplicação mínima de 50k. Outro exemplo são as LCI's e LCA's que hoje são negociadas a taxas bem inferiores as de alguns meses, e ainda assim está difícil encontrar uma instituição que possa emitir este título, já que não tem mais volume de empréstimo suficiente para lastrear estes títulos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IR,
      Veja bem, o que eu comentei é que a união numa compra ou venda especifica gera sim benefícios.
      Os teus exemplos são pertinentes, mas tratam-se de movimentos mais "macros". Ou seja, vários milhares de investidores migrando meses a fio.
      Consegue-se hoje LCs remunerando 130% do CDI com minimo de R$ 25.000. Isso é fato.

      Excluir
  3. Dividendos, em Porto Alegre consegui justamente essa LC que vc falou: 130% do CDI com aplicação de 25k.
    Escritório Leandro Stormer, filiado à XP.
    Achei excelente pra um valor pequeno assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Obrigado por dividir conosco sua experiência.
      Abraço

      Excluir
  4. Dividendos, qual o custo da assessoria? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor vc escrever e ver isso diretamente com ele.
      E-mail nos comentários acima.
      Abraço

      Excluir