segunda-feira, 25 de maio de 2015

Renda fixa - 100%CDI, sem IR, com liquidez, rating AAA

Olá Pessoal,

Estou colocando algumas moedas numa emissão de renda fixa. Na minha modesta opinião, trata-se de um "pacote" extremamente interessante e pouco encontrado.
O emissor tem rating AAA pela Moody's, a rentabilidade é de 100% do CDI e possui garantia de liquidez diária!!
Em dias de LCIs e LCAs escassos e com taxinhas pobres, considero bem interessante.
Li o prospecto de cabo-a-rabo, e não encontrei ponto algum que me deixasse com dúvida.
Enfim, queria dividir a informação com todos.
Abracos

17 comentários:

  1. Olá amigo,

    Poderia informar qual é este pacote? Também me interessou bastante pois seria melhor que o LCA que aplico hoje. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      O pacote que me refiro é rentabilidade+liquidez+rating

      Excluir
    2. Também fiquei curioso com esse "pacote"... A informação não foi exatamente dividida!

      Excluir
    3. O pacote seriam o conjunto de qualidades.

      Excluir
    4. Ah, tá! Agora entendi, o "pacote" é da Raízen. Valeu!

      Excluir
  2. Dividendos excelente aplicação. Qual o emissor?

    ResponderExcluir
  3. Fala, Maluco! Tem dois pacotes: CRA da Raizen com 100% do CDI e o CRA da Suzano com 105% do DI... Hehehehe, qual deles????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala artista!!
      O primeiro.
      O segundo não tem liquidez (pelo que eu sei)

      Excluir
  4. Acho que rating é o que menos se olha, não é parâmetro de nada, o BVA tb tinha nota boa até a véspera de ser liquidado, agências de classificação são cias das mais corruptas do mundo.
    Do resto me parece sim, ser uma boa opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS, qual era o rating do BVA quando liquidado?

      Excluir
    2. Caro OS,
      Infelizmente não posso concordar com vc. Basta uma rápida olhada no histórico do BVA e vc verá que o rating dele (que já não era bom), muitos meses antes da intervenção vinha sendo rebaixado e com comentários bem claros de que as coisas não andavam boas pelas agencias de risco.

      Excluir
    3. Amigos Guardião e Dividendos:
      Após a intervenção descobriu-se que a Austin Rating tinha negócios com o BVA

      http://www.marcosassi.com.br/socio-da-austin-rating-tem-negocio-com-bva
      Trechos do link:

      "A Austin avaliava o BVA e as CCBs com coobrigação do banco com nota ‘BBB+’, o que significa um risco baixo pelos critérios da agência. Essa classificação era suficiente para os ativos da instituição se enquadrarem na política de investimentos dos fundos de pensão, que costumam exigir um rating mínimo ‘BBB’ para aplicar seus recursos."

      É claro que com o tamanho do rombo se tornava cada vez mais insuportável manter uma nota de crédito, não se consegue tapar o sol com a peneira o tempo todo.

      "A Austin não foi a única agência a dar boas notas ao BVA. A LF Rating também mudou de opinião sobre a instituição em um período de pouco menos de dois meses. Entre agosto e a data da intervenção, a nota do banco caiu de ‘A-‘ para ‘D’."

      "A Standard & Poor’s não possui avaliação do BVA, mas faz a classificação de quatro fundos de recebíveis do banco, que possuem notas entre ‘AA’ a ‘AAA’ – a maior possível. Após a intervenção, a agência colocou as notas em observação com implicações negativas, mas manteve a classificação."

      "A atuação das agências de risco tem sido questionada desde a crise financeira de 2008, quando os títulos de hipotecas americanas de alto risco (subprime) foram avaliados como ‘AAA’ – a classificação máxima possível na escala de agências. Embora a classificação seja feita para atender aos investidores, quem contrata os serviços das agências são os devedores."

      Certa vez saiu na EXAME que desde a Grande Depressão esse mercado de interesses movimenta bilhões de dólares ao ano nos EUA, inclusive colocando sob forte suspeita as renomadas Moody's, S&P e Fitch.
      Nada contra o AAA do CRA da Raízen, apenas para ilustrar que não se deve confiar cegamente nessas classificações de risco.

      Excluir
    4. Eu olhei alguns ratings de agencias de renome (Moody's e S&P) e o que eu encontrei foram notas baixas e caindo muito antes do problema se tornar público.
      O ponto é que, conforme vc falou, não podemos confiar cegamente nessas agencias, mas por outro lado temos que levar um pouco em conta, caso contrário ficamos sem balizadores para nossa tomada de decisão.
      Obrigado por contribuir com a discussão.
      Abraço

      Excluir
  5. Qual corretora está emitindo esse tipo de investimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A corretora que está distribuindo é a XP. Mas já passou a data de reserva.

      Excluir