quinta-feira, 4 de abril de 2013

Carteira Marco 2013

Ola Pessoal
Segue carteira do blog Bons Dividendos no mes de Marco 2013:

FII
 - FEXC11 - 1.745 cotas
 - BCFF11 -     934 cotas
 - AEFI11 -      427 cotas
 - ABCP11 -  3.100 cotas
 - FLMA11 - 14.818 cotas
 - FFCI11 -      2.995 cotas
 - FVBI11 -       250 cotas
 - VRTA11 -     200 cotas
 - BBVJ11 -      100 cotas
 - VLOL11 -     100 cotas
 - CNES11 -   75 cotas
 - NSLU11 -  60 cotas
 - FIIB11 -     58 cotas
 - MAXR11 - 43 cotas
 - HGCR11 - 46 cotas
 - TRXL11 -  46 cotas
 - FLRP11 -   40 cotas
 - HCRI11 -   36 cotas
 - WPLZ11 -  30 cotas
 - HGRE11 -  20 cotas
 - MBRF11 -  23 cotas
 - HGLG11 -  23 cotas
 - FCFL11 -    20 cotas
 - HGJH11 -  8 cotas
 - BBFI11 -    6 cotas
 - HTMX11 - 5 cotas
 - PRSV11 -   2 cotas
 - RCCS11 -  1 cota

ACOES
 - BICB4 - 1.800
 - GETI4 - 1.000
 - LIGT3 -    700
 - COCE5 -  500
 - TBLE3 -   500
 - BBAS3 -   500
 - ETER3 -   500
 - CMIG3 -   300

Considerações gerais:
Quem acompanha o blog vera uma mudança na carteira que normalmente nao acontece. Vendi uma parte das BCFF e juntamente com o dinheiro disponível do vencimento da LCI, aumentei a posição em alguns papeis, mas principalmente adicionei outros. Basicamente o foco sera, como postado anteriormente, FII de tijolo alugado sem RMG. Também aumentei minha posição em acoes, onde devo continuar fazendo compras mensais. Ou seja, a base de investimentos nao mudou. O que foi alterado sao alguns componentes dessa estrutura.
Que venham os dividendos de Abril!
Abraço e bons investimentos a todos



24 comentários:

  1. E ai dividendos!

    Parabens pela bela carteira.

    Nao gosta do PRSV? Se encaixa nessa definicao de tijolo sem RMG, alugueis aumentando no longo prazo e ta com um DY atual bom comparando com os pares.

    Sobre o FLMA, sabe dizer o que seria a reducao no patrimonio liquido que pode ser vista nos relatorios?

    Abraco!

    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Matheus
      Obrigado pela visita e comentario.
      PRSV foi um dos primeiros FII que comprei. Sua avaliação sobre ele esta correta e eh uma boa opcao para se levar em conta nas próximas compras.
      Sobre FLMA nao sei informar sobre essa redução.
      Abraço

      Excluir
  2. Patrimônio digno de um Ministro de El Rei! A carteira de ações está crescendo, só preste atenção na diversificação, pois vc só tem praticamente bancos e elétricas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada de errado na diversificação do dele. Vc fica insinuando aos investidores a comprar Petro e Gerdau para um Bull market. FRIA!

      A carteira dele é digna de Parabéns, considerando que o dividendos sempre deixou claro que o obejtivo dele é atingir um certo número de rendimento mensal de dividendos. Nisto não tem nada errado em adquirir bancos e elétricas.

      Excluir
    2. Eu nunca recomendei papel a ninguém, antes de mais nada. A estratégia é minha e ninguém tem nada com isso. E nunca foi absurdo ter papéis com características cíclicas para longo prazo. Só diz isso quem é incapaz de olhar um gráfico de 10 anos de uma VALE por exemplo.

      O que não tem é como discutir com alguém - nesse caso, com você - que acha certa uma diversificação em somente dois setores da economia. E no caso dos setores citados, o governo interveio nos dois recentemente. Uma carteira mais diversificada praticamente não sente isso, como a minha por exemplo.

      Já a diversificação do Dividendos entre RF/FII/imóveis/RV é muito boa. Só que na RV ele está apenas começando. Tenho certeza de que ele entendeu o que eu disse e provavelmente vai concordar comigo.

      Excluir
    3. Ola Troll
      Vc esta correto. Preciso diversificar mais minha carteira de RV com outros setores. Pretendo iniciar esse movimento ainda dentro desse ano.

      Ola Gerente
      Em nenhum momento eu vi insinuacao de compra de Gerdau e Petro. E mesmo se tivesse, essa teria sido direcionada a mim e, portanto, respondida por mim. Se quiseres fazer algum comentario critico nesse blog, que seja a mim, e nao aos meus queridos visitantes como eh o caso do Troll.
      Abraco

      Excluir
  3. parabens pelo sucesso!

    Eu quero montar carteira de FII, mas fico vendo o que se paga por cota e vejo que as cotas estao caras, algumas o retorno seria igual da poupanca, as bluechips que saem 1% a 8% pra quem compro cota mais barata.

    sobre Venda coberta de opcoes. vc faz isso?
    comprei um pouco de petr4 pra comecar a fazer.

    abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo
      Sim, as cotas dos FII estao caras. Isso se deve principalmente ao aumento dos investidores e ao pequeno mercado de oferta. Como eu nao olho somente para o DY, pois minha estrategia eh de longo prazo e de aumento consistente nos dividendos recebidos, continuo comprando normalmente.

      Sobre a venda coberta, existem alguns videos no youtube sobre o assunto que para quem eh iniciante, como eh o seu caso, sao de grande valia. Importante como todo o investimento, eh tracar uma estrategia na venda coberta e segui-la.
      Abraco e bons investimentos.

      Excluir
    2. vc que é um investidor experiente, pq nao faz mais venda coberta?
      pq a sua remuneracao vem exclusivamente de dividendos e fII?
      tem livros e conversei com corretores que garantem que no longo prazo se consegue uma media de 2% ao mes. vai lancando e recomprando acoes.
      tem ainda uma teoria de que com 1000 papeis da petr4 hoje, que me custaria uns 18mil reais, eu poderia ir vendendo fora do dinheiro e ir comprando mais acoes todo mes e sem aportar dinheiro novo. que em 20 anos da pra aposentar com mais de 1 milhao.
      O que acha disso?
      me parece que faz sentido. se vc tem 1000 papeis e vende opcao fora do dinheiro a 0,40 centavos a opcao, vc rentabiliza a carteira e compra mais acoes. se a acao subir, vc recompra as opcoes e realiza preju, o que nao vai acontecer todo mes, vc ganhará mais vendendo fora do dinheiro do que perderá.

      to seriamente pensando em aportar os 18k e iniciar isso.

      o que vc acha da estrategia? pq nao a segue?

      Excluir
    3. perdao, me equivoquei, em 20 anos daria pra vc conseguir 100 mil papeis da petr4. e ir recebendo dividendo e lancando venda coberta, o que remuneraria 30mil mais ou menos vendendo bem protegido a 30, 40 centavos.

      Excluir
    4. Ola Anonimo
      Vamos por partes:
      - se vc ler nas postagens anteriores vera que eu faco lançamento coberto.
      - lendo também essas mesmas postagens vera que meus rendimentos nao vem somente de dividendos de acoes e FII.
      - me passe o contato desse seu corretor que garante 2%a.m. Vou montar um contrato de garantia de ganhos com ele e vou transferir todo meu patrimonio pra ele, inclusive meus futuros aportes.
      - lançamento coberto eh um bom negocio, e considero que pode ser utilizado como forma de diversificação dos ganhos.
      Abraço

      Excluir
    5. ja entendi.
      bom, ele tem 100mil em petr4. e faz venda coberta a um bom tempo e ele disse que ele ja conseguiu o retorno do investimento.
      ele tmb administra um clube de investimentos onde ele faz VC.
      ele usa tesouro direto e debentures tmb e nao gosta de FII.

      Excluir
  4. Grande Dividendos!

    Está se desfazendo de BCFF pra aumentar a posição na oferta nova? Com tantas cotas distribuídas a quem já possui o paél, acho uma boa ideia se desfazer de algumas. Acho q não conseguirei comprar todas q tenho direito.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2, mas eu tenho esperanças de poder vender o excedente - e assim poder comprar mais 1 ou 2 cotas com essa $$.

      Excluir
    2. Ola Corey
      Estou me desfazendo de BCFF pois ela nao se enquadra mais na minha estrategia. Soh nao vendi tudo pois a ordem foi exercida parcialmente e logo apos o mercado caiu.

      Ola LL
      Acho que se a estrategia eh vender o excedente para a subscricao, a hora eh agora.
      Abraco

      Excluir
    3. Pois é, mas a minha ordem não pegou ainda. Fico na expectativa hehe, abraço!

      Excluir
  5. Excelente carteira Dividendos. Parabéns. Já pensou em diminuir um pouco a sua exposição ao setor elétrico? Como o Gerente falou, não há nada de errado em adquirir elétricas. Apenas perguntei se já avaliou a possibilidade de diminuir esta concentração.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adp
      Obrigado pelo comentario. Nao penso em diminuir, pelo contrario, penso em continuar comprando, talvez sim com menos concentracao (aumentando a participacao de outros setores).
      Abraco

      Excluir
  6. Boa tarde Dividendos, gostaria de primeiramente parabenizar pelo blog e lhe dizer que este blog foi a principal fonte de inspiração para meu início nas aventuras do mundo do investimento. Sem querer abusar, gostaria de seu auxílio para algumas questões referentes à minha primeira declaração de imposto de renda na minha era pós-investimentos :
    1) como declaro as ações que comprei?
    2) mesma forma os FIIs?
    3) devo declarar ações que comprei e vendi com lucro durante 2012, ou apenas quando ultrapassar o lucro 20.000?
    4) comprei no IPO um FII em 2012 e o vendi em dezembro com lucro. Como declarar isso?
    5) Como declarar o dinheiro que investi ao longo do ano no Tesouro Direto?

    Mais uma vez me desculpe pelo abuso. Se puder me responder será de grande valia! Um grande abraço, mantenho minha admiração pelos seus resultados e disciplina.
    Ass.: Milico Investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Milico Investidor
      Fico contente em saber se sirvo de inspiração e exemplo.
      Infelizmente devo confessar que meu conhecimento sobre IR eh bem fraco. Inclusive isso eh um dos pontos que quero me informar mais durante esse ano. Nao me considero a melhor pessoa para te informar, pois tenho receio de passar informações erradas. Tenho um pessoal tercerizado que faz minha contabilidade para evitar dores de cabeça.
      Existem fóruns que possuem boas dicas a respeito de tributações e lançamentos.
      Fico lhe devendo essa.
      Abraço

      Excluir
  7. Dividendos, alguns destes FIIs me agradam, mas gostaria de ter uma ajuda sua quanto ao preço (e momento) agora para aquisição dos seguintes : (Valor unitário da cota)

    1 - AEFI11 R$ 121,0
    2 - ABCP11 R$ 9,40
    3 - FLMA11 R$ 2,22
    4 - FFCI11 R$ 1,80

    Obrigado! Sua opinião é de grande valia para mim!
    Milico Investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou conhecedor de RV, e a pergunta não foi direcionada a mim, mas vou dar um pitaco e esperar pela resposta do mestre dividendos! Já que vc está estudando entrar neles, talvez seja melhor esperar um pouquinho mais, pois se os juros subirem na reunião do copom, acho que os FIIs cairão em valor, sendo então uma boa oportunidade de compra. Att, Capataz

      Excluir
    2. Ola Milico
      O Anonimo pode ter razão. Existe a possibilidade do aumento de juros na próxima reunião do copom e talvez isso cause uma queda no preco de alguns FII. Pode ser uma boa ideia esperar mais algum tempo.
      No meu caso, eu sigo comprando mensalmente. Como tenho varios FII, procuro aumentar minha posicao nos casos onde houve alguma queda dentro do mes.
      Gosto de todas as opcoes acima, único problema eh a dificuldade em encontrar informações sobre o FLMA.
      Abraço

      Excluir
  8. Caro dividendos,

    Estou querendo conhecer melhor os FII e, assim como vc, busco receita de dividendos.
    Como vc faz p/ escolher os FIIs que entram na sua carteira? Faz algum tipo de análise de fundamentos? Pq alguns FIIs possuem a letra B no final ?
    Grato, Adriano

    ResponderExcluir