quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Indicadores Financeiros Blog Dividendos Agosto-2012

Ola Pessoal,

Conforme postado anteriormente, apos a atualizacao financeira do mes irei postar os graficos de avaliacao das financas pessoais.

O grafico abaixo divide patrimonio liquido pelo salario. A ideia e vermos quantos meses de salario temos em aplicacoes de alta liquidez. Comparando o mes de julho com agosto houve a evolucao de um salario aplicado.


O grafico seguinte, mostra o mesmo patrimonio liquido acima porem dividido pelos gastos mensais (despesas). A ideia e sabermos com quantos meses podemos nos manter com o que temos aplicado.


O ultimo grafico mostra o percentual atingido da IF. Considero para efeito de calculos os valores recebidos por alugueis, juros sobre emprestimos mais dividendos provenientes de FII. Nao considero dividendos de acoes. Comparando o mes de julho com agosto, houve uma evolucao de 1 ponto percentual. Pode parecer pouco mas eh uma grande conquista, visto que se conquistarmos esse valor todo mes, teremos a IF em menos de 10 anos.


Espero que de alguma forma esses graficos ajudem os demais membros da nossa comunidade que pretendem ter um melhor controle sobre suas financas.

Abraco e bons investimentos.

14 comentários:

  1. Olá Dividendos!

    Sua meta para a IF é de 15 mil por mês. Você já consegue ter aproximadamente 9.400 / mês. O que te dá algo em torno dos 63%, certo? Ou estes 6% a mais entre os 63% e os 57% que estão no seu grafico são dividendos de ações?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta
      Exatamente, essa diferença são os dividendos provenientes de ações. Prefiro por enquanto não contabiliza-los. Eles serão um "plus" nos meses que eu receber.
      Abraço

      Excluir
  2. Muito bom hein

    Os 2 primeiros gráficos te mostram como está seu colchão de segurança, correto?

    Abraços
    Ganhando Muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ganhandomuito
      Sim, sendo que o primeiro ainda pode serivr como base para avaliacao da capacidade de poupar frente ao salario. A conta nao eh direta, porem entre outras coisas ela pode indicar algo nessa direcao.
      Abraco

      Excluir
  3. O ganho de 1% da IF é sim pouco... Veja, estes indices percentuais devem ser crescentes com o crescimento do patrimonio e não fixos, como vc sugere ao colocar que se fosse assim teria a IF em 10 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo
      Desculpe mas nao entendi seu raciocinio. Pode explicar melhor?
      Nao surgeri que eles fossem fixos. Êh muito difícil que esses crescimentos sejam fixos, mas sim crescentes. A evolução no meu percentual rumo a IF não cresce da mesma forma que o patrimônio, pois a minha IF esta vinculada ao fluxo de caixa e não ao patrimônio total investido. Sendo assim, também posso ter meses de rentabilidade negativa da carteira e continuar crescendo rumo a IF.
      Por essa razão que comentei que um crescimento nesse ponto de 1% não era pouco, pois se todo o mês for assim (há possibilidade de se trabalhar para que haja um crescimento sustentável), em 10 anos, que não êh um prazo longo, não seria mais necessário trabalhar.
      Obrigado pelo comentário
      Abraço

      Excluir
  4. Oi Dividendos.
    Se puder me tire uma dúvida. Qual é a vantagem de ter uma carteira de dividendos se o dividendo pago é descontado do preço da ação. Se você tivesse pouco patrimônio, algo como 20 mil, você adotaria uma carteira de dividendos?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IH
      Normalmente a ação após ter o valor do dividendo descontado, no médio prazo, tem o valor do seu papel restabelecido. Claro que isso não e uma regra, mas tende a acontecer com as boas empresas.
      Não existe valor mínimo ou máximo para uma carteira de dividendos. Existe sim uma estratégia que deve ser bem montada e seguida.
      Abraço

      Excluir
  5. Dividendos, boa tarde.
    Sou um analfabeto financeiro.
    Me recomendaram o e-book "Como Investir Dinheiro" de Rafael Seabra. Custa 12 x R$ 6,67. Acha que é interessante? Recomendaria outro ao invés ou complementarmente?
    Obrigado!
    Ass.: AnoniJoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AnoniJoe
      Infelizmente não vou poder te ajudar nessa.
      Não conheço esse e-book tão pouco tenho outro pra indicar. Não gosto muito de livros sobre investimentos. Acho eles repetitivos (mas isso pode ser um defeito meu, pois talvez devesse estar lendo algo).
      Acho que qualquer leitura e valida.
      Quanto mais cultura, menos sofremos.
      Abraço.

      Excluir
  6. Gostei da ideia dos gráficos. Dá uma visão clara, exata e ocupa pouco espaço. Uma imagem vale mais que 1000 palavras. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinheiroqrende
      Também gostei da forma como ficou. Simples, porém clara e informativa.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Abraço

      Excluir
  7. Fantástico seus gráficos! Muito inspirador! Há quanto tempo vc investe no mercado financeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IT
      Considero que invisto de forma seria e correta há uns 3 anos. Antes disso só fiz M.
      Se tivesse começado antes, ja estaria muito próximo da IF.
      Obrigado pela visita e pelo comentário relativo aos gráficos.
      Abraço

      Excluir