segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Indicadores financeiros para investidores.

Ola Pessoal
Dando sequencia ao meu ultimo post, resolvi adicionar os 3 novos indicadores que possibilitam ajudar a monitorar, e por que nao, mensurar o desempenho financeiro das pessoas fisicas. A ideia aqui eh poder efetuar comparativos para sabermos como estamos e principalmente acompanharmos a nossa evolucao.
Conforme sempre procuro exautivamente ressaltar, o grande ponto para atingirmoa a IF eh disciplina. Quanto mais tivermos informacoes e monitorarmos nossos numeros, mais possibilidade de termos disciplina. Nao postei graficos da evolucao patrimonial. A rentabilidade da minha carteira de investimentos pode se vista no ranking do GI.
O grafico abaixo divide o patrimonio liq (aplicacoes financeiras) pelo salario. A ideia eh vermos quantos meses de salario temos em aplicacoes de liquidez.













O grafico seguinte mostra o mesmo patrimonio liq. acima porem dividido pelos gastos mensais. A ideia eh sabermos quantos meses podemos nos manter com o dinheiro que temos aplicado















O ultimo grafico mostra o percentual atingido da IF. No meu caso, para minha IF nao tenho um valor que devo ter investido, mas sim um fluxo de caixa mensal que visa pagar todas as minhas contas. Considero abaixo os valores recebidos por alugueis, juros sobre emprestimos mais dividendos de FII. Nao estou considerando dividendos sobre acoes.














Espero que de alguma forma esse dados ajudem a termos um melhor monitoramento dos nossos investimentos. Peco desculpas aos mais entendidos se misturei conceitos de contabilidade com financas.
Abraco e bons investimentos a todos.









27 comentários:

  1. Iniciativa muito interessante. Vou passar a adotar alguns desses indicadores.
    Sempre economizei parte do que ganho mas não tinha o hábito de acompanhar mensalmente a evolução dos meus investimentos. Esse hábito so passei a ter depois que comecei a acompanhar os blogs de finanças. Com o tempo fui aperfeiçoando esse controle. Isso melhorou muito minha eficiência como investidor pois mensalmente vc tem condições de avaliar sua performace e se necessário mudar a sua alocação.
    Fiz uma importante mudança estrategica na minha carteira em julho. Vendi todas as minhas aplicações atreladas a selic troquei por FII e fundos atrelados a inflação e parece que deu muito certo e confesso que estou ansioso para acabar o mês e fechar o meu balanço.
    Agora fiz isso com muito critério. Por ex. vendi as lfts mais elas ja tinham mais de dois anos. E a LCI concideiu de vencer em julho.
    esse mês também foi excelente em aportes pois recebi a restituição de IR e um processo que me rendeu um belo aporte.
    Juntando, isso, com o excelente momento na vida pessoal.
    Quem derá todo agosto fosse assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sandman
      Obrigado pelo comentario.
      Eu tambem passei a encarar minha sitacao financeira com mais seriedade depois de criar o meu blog. Pena que nao comecei antes...
      Grande abraco

      Excluir
  2. Fala, Dividendos!!

    Interessante suas ideias.

    Vc poderia utilizar tb o famoso percentual poupado.

    E talvez, caso vc faça, um acompanhamento percentual das despesas, para ver quais lados estão impactando mais e se eles estão tendendo a aumentar/diminuir!

    Bom, algumas ideias soltas q tive agora!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dimarcinho.
      Bela dica. Como nao sou de acompanhar tudo (principalmente as despesas) na ponta do lapis, a principal meta eh que os graficos sigam subindo. Se comecar a estagnar, vou partir pros cortes nos gastos.
      Abraco

      Excluir
  3. Olá Dividendos,

    legal esses indicadores. Mas no meu caso com a Sra. Frugal ainda não sei como poderia aplicá-los. Como estou trabalhando no exterior, sei que ao final do projeto quando voltar para o Brasil meu salário vai cair e o perfil das despesas vão se alterar. Acho que esses indicadores só ficariam estáveis e passariam a ter mais significado para nós quando finalmente conseguir morar sob o mesmo teto.

    Até mais

    Sr. Frugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sr Frugal
      Reamente complica um pouco. Pode-se jogar no grafico um valor futuro, ex, se vc voltar e jah tem uma ideia do salario, pode comecar a fazer os calculos considerando-o. Assim tambem com relacao as despesas. Mesmo os numeros nao ficando 100% de incio, vale o acompanhamento.
      Abraco

      Excluir
  4. Olá Dividendos! Tudo bem?

    Achei a tua idéia excelente! Já até atualizei o meu excel com esses dados =)

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dividendos. Sendo inexperiente nos investimentos, me diga uma coisa : no dia 29 de agosto teremos mais um corte da Selic. Você acredita que a mesma depois vai continuar sendo cortada, ou teremos um "estacionamento" dela na faixa de 7,5 %. Pergunto ainda, será que há chances dela até o final do ano voltar a ser elevada pelo governo na tentativa de conter a inflação? Em ambas as situações, como você vê os investimentos em RV e RF a médio e longo prazo? e os de RF a curto prazo? Seria o Tesouro com as NTNBs uma boa? Ou talvez os FIIs? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo
      Obrigado pela postagem.
      Primeiramente dia 29/08 sera a reuniao onde sera decidido se teremos ou nao corte na Selic. O mercado em geral acredita em um corte de 0.5 ponto %. Acredito que em setembro nao teremos reuniao e portanto a taxa deve se manter. Com essa possivel nova taxa de 7.5% o CDI deve ficar em algo prox de 0.54% para Setembro. Pra frente soh Deus sabe, mas eu nao acredito em subida.
      Nao posso indicar nada, mas investimentos atrelados a inflacao podem ser uma boa pedida. Nao conheco a fundo o Tesouro, portanto nao consigo opinar. Eu sigo firme nos meus FII ate aparecer algo melhor.
      Abraco e boas escolhas.

      Excluir
  6. Ficaram bons os marcadores Dividendos, é bem por aí mesmo, eu não faço acompanhamento mensal disso, mas anual, no máximo a cada trimestre dou uma espiada p ver como está indo, pretende fazer isso mensalmente?
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dona Ostra
      Obrigado pelo comentario.
      Sim, pretendo acompanhar e postar mensalmente. Justamente para poder avaliar as mudancas que ocorrem na nossa saude financeira se tomarmos essa ou aquela decisao.
      O que muda se aumentarmos ou diminuirmos alguma despesa fixa, por exemplo.
      Abraco

      Excluir
  7. Dividendos, vc que tem uns trocentos FII, como faz pra controlar os proventos mensais desses FII? digo isso porque eles caem na conta sem identificação da origem (aparecem apenas como "proventos"), porém na hora de declarar o IR a pessoa tem que especificar os valores pra cada um deles. existe algum site que mostre os rendimentos mensais de todos os FII da bolsa? como vc faz esse controle? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Os dividendos creditados sao identificados normalmente. Eh bem tranquilo para monitorar. Inclusive tenho uma planilha onde atualizo mensalmente as compras e os dividendos recebidos.
      No meu Blog roll tem um blog que me ajudava bastante no inicio da minha caminhada que eh o "rendimento de fundos imobiliarios". O autor atualiza todo o inicio de mes os rendimentos pagos por cada FII. pode-se tambem consultar no site da Bovespa, mas precisa ser um-por-um.
      Abraco

      Excluir
    2. Sem contar que perto da abertura do prazo para entrega do IR você recebe estes dados pelo correio - os bancos controladores dos fundos mandam, da mesma forma que mandam a lista dos proventos pagos decorrente das ações.

      Excluir
  8. Dividendos,

    Parabens pelo salario. Pelas minhas contas, mais de 30k mensais.
    Caso queira atingir a IF desesperadamente, corte os gastos por 6 ou 12 meses. Mas nesse ritmo de aporte seu eu n recomendo isso. Eh melhor fazer como vc ja faz, curtir a vida e economizar ao mesmo tempo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Obrigado pelo comentario. Mesmo que os cortes fossem drasticamente reduzidos, nao haveria uma mudanca muito grande na obterncao da IF. Claro que ajudaria, uma vez que os aportes poderiam ser maiores, mas tudo ao seu tempo. Importante para mim agora eh que as coisas contuniem nessa balada controlada.
      abraco

      Excluir
  9. Ola Pessoal
    Coisa boa abrir o HB e ver a subida de hoje das minhas quotas de ABCP11.
    Se fosse sempre assim a vida seria bem mais facil...
    Abraco a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau ! fui ver no HB e realmente... uau!!! também tenho algumas cotas, e fiquei feliz ! O que será que aconteceu ? Lembrando que antes de dezembro vao finalizar as obras de expansão...

      Excluir
    2. ops... esqueci de te parabenizar pelo blog. Muito bem escrito e interessante. Gosto bastante, parabéns.

      Excluir
    3. Ola
      Obrigado pelo comrntario.
      Eu montei posicao nesse fundo e recentemente aumentei participacao justamente pela expansao. A previsao de aumento das receitas geradas era bem grande. Teria que refazer os calculos para ver se essa subida precifica esse aumento ou tem algo a mais.
      Abraco

      Excluir
  10. Bem, a tx selic deve cair para 7,5 em agosto. Em outubro a previsão e que ela cai 0,25 atingindo 7,25. O problema e que os indices de medem a inflação estão subindo acima do esperado em parte devido a quebra da safra de grãos dos Estados Unidos. Devido a isso talvez a selic volte a subir um pouco em 2013 podendo atingir 8,5.
    Em termos de RV o problema maior continua a ser a crise da Europa conjugado com a diminuição do crescimento Chinês.
    O que pode agravar essa situação e uma eventual guerra com o Irã e uma recessão dos EUA, portanto o melhor a fazer e diversificar os investimentos e deixar um bom colchão de liquidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sandman
      Bem comentado. A selic ainda eh uma incognita por causa dessa inflacao. Eu pessoalmente acho que nao volta a subir, mas isso eh opiniao.
      Sobre a RV, eu realmente esperava uma realizacao mais forte do que houve em funcao principalmente dessa crise na Europa. Acho que a diminuicao do crescimento chines preocupra mais, porem acho que ainda nao foram apresentados dados fortes o suficiente que mostram isso.
      Abraco

      Excluir
  11. Olá Dividendos!

    Muito legal a ideia de índices pessoais e abre diversos paralelos na busca pela independência financeira, com 72 meses de despesas garantidas pelo patrimônio já está muito bem colocado :) e a estimativa por ganho de fluxo de caixa achei perfeito, se considerar os dividendos então já está quase lá!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI
      Obrigado pelo comentario.
      Realmente a ideia eh vermos qual a nossa situacao e claro monitora-la. Te confesso que em relacao aos 2 primeiros graficos (indices) achei que estaria melhor. Acendeu o alerta aqui.
      Abraco

      Excluir
  12. Olá Dividendos...

    3 vez que escrevo no seu blog (1a foi como anonimo devido a falta de experiencia) e gostaria de dizer primeiro que depois que comecei a le-lo passei a pensar seriamente na minha IF e com isso comecei a comprar FII e Acoes... enfim vamos ver no que da e parabens pelo site.

    Agora sim o comentário, qual seria o objetivo nesses 3 novos indicadores?? Fica claro que o objetivo e ter 100% de IF certo? Mas em relaçao aos outros... qantos messes de despessas aplicados seria um bom indice?!?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Quarius
      Tambem passei a encarar os investimentos com mais seriedade depois de acompanhar alguns blogs. Pra mim fez uma diferenca muito grande.
      O objetivo final eh a IF. Esses novos "indices" sao para monitorar a evolucao das financas. Acho que pode servir para ajudar a ter uma visao mais geral das nossas situacoes.
      Obrigado pela sua visita e comentarios.
      Abraco

      Excluir