domingo, 10 de junho de 2012

Como nos preparamos para o futuro.

Ola Pessoal
Passei o sabado lendo um pouco sobre os posts dos blog que compoem a nossa "comunidade" financeira e gostaria de dividir minha oiniao e por que nao, tambem um pouco da minha experiencia. Antes de mais nada, quero salientar que nao estou ( e nem posso) julgar ninguem sobre as atitudes. A ideia eh somente discutir sobre um tema e ajudar se possivel.
Muitos de nos temos nossas metas para o futuro. Alguns tem um valor que querem juntar, outros (como eu) dividendos mensais. Outros tambem pretendem comprar determinado bem, seja ele movel ou imovel.
Falando um pouco de mim, e da minha experiencia, sempre fui muito ambicioso. Quando eu era crianca, presenciei brigas entre meus pais por causa do dinheiro (ou melhor pela falta dele), porem tudo o que eles conquistaram foi a custa de muita economia. Prometi a mim mesmo que nao teria esse problema.
Sempre fui assalariado e continuo sendo ate hoje, porem desde a epoca do meu estagio tive oportunidade de conhecer pessoas de nivel financeiro muito superior e tambem de frequentar suas rodas de amigos. Primeiramente aproveitei essa possibilidade para tentar entender como essas pessoas pensam e agem frente as mais diversas situacoes. Estou falando de pessoas com muitos milhoes em bancos. E cada reuniao, cada almoco ou conversa informal tentava absorver um pouco mais. Tive a sorte de ter um chefe que me deu a orientacao que muitas vezes me faltou em casa. Ele tem uma forca mental muito grande e ele sempre me puxou pra cima. Resolvi escuta-lo e passei a investir em mim, ou melhor, no meu futuro. Como nunca gostei muito de estudar, procurava melhorar minha rede de relacionamento e me aperfeicoar pessoalmente. Isso pode parecer um tanto hipocrita, mas mesmo tendo poucas condicoes financeiras, estava sempre frequentando bons restaurantes, viajando, comprando boas roupas, ou seja, eu estava fazendo tudo o que muitas vezes criticamos. Eu gastava e vivia num mundo que nao era pra mim, mas a diferenca eh que eu fazia isso visando uma condicao futura melhor. Nunca fui de puxar o saco nem ficar babando ninguem. Apenas trabalhava para ser sempre lembrado.
Fazendo uma analise da minha vida ate hoje, sempre que "gastei" dinheiro com essa estrategia me dei bem. Sempre que me encolhi, ficando em casa quieto para economizar, podia sentir que as coisas mudavam, amornavam.
Nao posso dizer que gosto de gastar dinheiro com algumas coisas, mas se me perguntarem se funcionou, meus aportes podem responder por mim. As vezes a estrategia que resolvemos seguir para a nossa IF pode nao soar a mais certa, porem apenas o tempo vai dizer, o importante eh termos uma.
Se tenho uma dica para os que estao comecando, procurem ver ao seu redor o que as pessoas bem sucedidas fazem de diferente.  As vezes alguns minutos com grandes pessoas nao tem preco. Certa vez li numa Voce S/A uma reportagem que falava sobre como podiamos ter acesso a esse tipo de pessoa. A minha cabeca hoje nao esta formatada para economizar, mas sim para ganhar mais. Pode ser que daqui a algum tempo tenha que rever isso.
Sei que nao escrevo muito bem e que tenho dificuldade de colocar uma linha de raciocinio, mas espero que a mensagem tenha ficado entendivel.
Abraco a todos.

21 comentários:

  1. Muito bom meu amigo, o segredo é se cercar de pessoas melhores que a gente, e tentar com isso absorver um pouco do pensamento deles, e lhe garanto "eles" não pensam como a maioria da população rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a grande maioria das pessoas bem sucedidas nao pensam como a maioria. Primeiramente sao empreendedoras e correm riscos, mas alem disso a forma como eles pensam e agem difere muito da media.

      Excluir
  2. Uma vez eu ouvi uma frase muito importante, só não me lebro do autor.
    "Você é a média das 5 pessoas nas quais mais convive".
    Depois de me aproximar de pessoas bem sucedidas a minha vida melhorou bastante em termos finaceiros.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lord
      Eu estava buscando exatamente essa frase enquanto escrevia o texto, mas ela me faltou a memoria.
      Abraco

      Excluir
  3. É isso aí... Muito boa a mensagem... Ficando próximo de pessoas fnanceiramente melhor que nós, estamos convivendo com pessoas que em tese sabem mais, e o melhor investimento acaba sendo em conhecimento.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, acho q de nada adianta ter uma bela educação financeira e não ter um círculo social perto de você. Sem contar que quando tem mais pessoas procurando o mesmo objetivo, leia IF, as coisas ficam mais fáceis, pois terá gente "olhando por você" oportunidades que antes você não veria e você também pode ajudar lançando oportunidades para os outros das quais você não se sente confortável.
    É uma via de mão dupla e fica muito mais fácil quando temos alguém para ajudar!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo, sinceramente preciso identificar um melhor circulo social pra frequentar. Dei uma esticada com relação aos meus amigos e hoje 2 dos meus 3 melhores so falam de renegociamento de dívida. Sinceramente até me afastei um pouco. Vou refletir sobre seus texto. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camaleao
      Nao ha necessidade de nos privarmos ou "trocarmos" nossas amizadas. O ideal eh agregar esses contatos.

      Excluir
  6. Olá amigo! Texto curto mas com um grande significado. Buscar a educação financeira não é somente economizar e se privar de tudo. Temos que viver também. O dinheiro realmente atrai o dinheiro e se cercar de pessoas bem sucedidas nos faz aprender cada vez mais. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola RPA
      Dinheiro atrai dinheiro. Outro ponto que acho legal eh que se consegue ver o que o dinheiro pode comprar. Muitas vezes temos nocao de que se tivermos dinheiro podemos comprar isso ou aquilo, mas como nunca provamos, nem sempre conseguimos avaliar o quao bom eh. Vou dar um exemplo, eu adoro carro, mas uma coisa eh ler outra eh poder realmente provar do gosto. Ano passado um desses meus conhecidos me levou para andarmos de ferrari. Nao preciso nem dizer que foi uma experiencia unica. Sao situacoes que podemos contar pro resto da vida.
      Abraco

      Excluir
  7. Sempre acreditei q nos cercar de pessoas melhores pode ser um bom caminho p nos ajudar a crescer, pessoas com mais conhecimento em áreas do nosso interesse, com maior capacidade intelectual, social ou econômica e posso dizer q isso fez uma diferença muito grande na minha vida financeira.

    mas atualmente me cansei um pouco disso e me afastei, por outros motivos, estilo de vida dessas pessoas, papos, formas de se relacionarem.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dona Ostra
      Tambem tenho meus momentos. As vezes passo longos periodos longe desse circulo, pois na verdade eles nao sao do meu real meio.
      Abraco

      Excluir
  8. Concordo totalmente.

    Hoje em dia relacionamento é tudo, parte essencial para quem quer começar. As verdadeiras boas oportunidades de negócio não chegam à sua mão, mas você acaba as encontrando e isso certamente vai depender da sua inserção dentro de um nicho.


    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola FI
      Falou tudo.
      Jah estou no meu 4 emprego e nunca precisei (nem sei fazer) um curriculo.
      Abraco

      Excluir
  9. Bacana... Re-lendo 'Pai Rico e Pai Pobre' semana passada encontrei:
    "Sua maior riqueza é o que você sabe"

    Essa semana estou lendo o livro de imóveis do Pai Rico e lá diz sobre que nem sempre é o q vc sabe é que vale mais, mas sim ter uma equipe/relacionar-se com gente que saiba mais que você....

    Na minha familia, só um tio meu pensa como eu (ele já é IF), de restante seguem o padrão da corrida de ratos...

    Mas ultimamente tenho procurado me relacionar com as pessoas que já estão a 'minha frente', digo financeiramente... Agora viver como elas, nem sempre. Às vezes ser + simples é ser mais inteligente do que elas. O segredo é o 'meio termo', em tudo na vida.

    Abçs1

    ResponderExcluir
  10. Olá Dividendo!

    Excelente história e lição de moral, porque não dizer isso. Li no Segredos da Mente Milionário uma ideia próxima a que passou, devemos pensar como ricos se queremos realmente ser ricos porque quem pensa igual pobre vai continuar pobre. Também não sou de esbanjar mas sempre que posso gosto de fazer compras com o excedente e compro roupas boas, óculos bons, como em restaurantes bons porque quero me cerca de pessoas bem sucedidas e acredito que isso tem sim um resultado positivo.
    Gostaria de dividir sua história no site General Investidor? Acho que tem muito a agregar para os investidores em geral.


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI
      Obrigado pelo seu comentario.
      Claro que gostaria de dividir a minha historia no seu site.
      Abraco

      Excluir
  11. Meu caro, excelente post!! Eu penso de forma similar. O que você disse sobre a mentalidade não de economizar, porém ganhar mais foi uma bela sacada. E vamo que vamo!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. ficou entendível o texto, entendi o seu lado e a mensagem, percebi que em alguns aspectos tenho seguido caminho oposto, vou reler e refletir sobre o assunto.
    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI
      Fico feliz em saber se de alguma forma estou ajudando.
      Obrigado pela postagem.
      Abraco

      Excluir
  13. Acho que sou o maior desenterrador de posts do nosso meio, mas como crie meu blog há pouco, estou conhecendo melhor a galera do meio. Já conheço a maioria por posts aleatórios, mas agora estou procurando ler desde os primeiro pra saber melhor como cada um começou.

    Uma coisa que me animou de começar um blog, é o fato de eu e a patroa sermos pessoas normais: não temos empresas, não temos herança, somos casados e pretendemos ter filhos (2) mais pra frente.

    Bacana teu relato, não sei se você escreveu isso em algum post que eu tenha passado batido, mas há quanto tempo você iniciou seus investimentos pra valer? Você disse que é assalariado (igual a mim e a patroa) e tem entre 30-35 anos, mas tem um ótimo capital e vendeu imóveis com um valor alto há algum tempo atrás.

    Obviamente que somente se isso te deixar confortável, mas vc poderia contar um relato dizendo quando começou e com que valores de aporte? Eu e minha patroa não ganhamos mal, temos um líquido de uns 12k, mas em uma região onde isso quer dizer alguma coisa (em grandes centros deve ser carne de vaca). Temos entre 25-30 anos, mas ao mesmo tempo que fico feliz por você, fico na dúvida se estou aportando pouco, ou se teu salário que é alto mesmo rsrs.

    Teria como vc comentar com quantos anos começou (aproximadamente) e aportando quanto?
    Só para ter uma ideia, eu comecei em 2010, tinha em torno de 23-26 anos e na época aportava sozinho 1k por mês. Hoje eu e a patroa aportamos em torno de 3,2k. Obviamente, isso não quer dizer nada, o que conta são as escolhas; mas por curiosidade queria ter alguma ideia de como você começou.

    Obrigado pela visita no meu blog. Devo escrever mais sobre isso lá ainda hoje.

    Abraços

    ResponderExcluir