segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

O Tal do FIRE e o Golpe na Realidade

Boa noite Pessoal,

Como muitos sabem, minha jornada aqui na nossa comunidade financeira é bem antiga. Minha vida nesse tempo mudou bastante. Meus ganhos financeiros já foram muito superiores aos atuais mas também já foram bem inferiores. Uma mudança que fiz no meu ramo de negócio me fez gastar quase todas as minhas economias, onde aos poucos venho trabalhando para reconstruir.

Como o próprio nome do blog sugere, minhas atenções sempre estiveram voltadas aos dividendos, sendo que durante muito tempo tive uma careira formada praticamente só por FIIs por gostar da organização e dinâmica dos dividendos mensais.

Mais recentemente voltei a me preocupar com a minha Independência Financeira. Ela estava posta um pouco de lado. Acompanho mensalmente os recebimentos dos dividendos dos FIIs, ações e também um pouco de aluguel físico que tenho. Repassando esse final de semana pelo excelente blog do AA40 (acho que é esse o nome), voltei ao velho e bom cálculo dos 4% para a FIRE (ou o custo mensal x 365). Ambos chegam a um valor muito próximo.

Apesar do bom volume financeiro que atualmente tenho e de alguns bons aportes que estou conseguindo fazer, o cálculo do tempo que ainda levará para chegar na IF me assustou. Considerando todos os dividendos recebidos durante esse ano, fico em parte contente pois já tenho 2 meses dos 12 de um ano garantidos. O problema é que para cada mês, o esforço é enorme. Tinha a esperança de que fosse possível fazer 1 mês de ganho por ano, mas estou vendo que não será tão simples assim. Tudo precisa dar muito certo para acontecer e sabemos que as coisas não andam em linha reta.

Por outro lado, as eventuais economias que poderia vir a fazer para ajudar nessa conta, não acabam sendo muito relevantes. Tenho poucos gastos, porém eles são elevados e de difícil corte. Arredondando, preciso ter 10M para ter a FIRE e não será economizando numa janta que esse número virá muito mais rápido.

Resumindo o que todos sabemos, essa caminhada não é fácil. Disciplina é tudo e saber controlar os gastos é um exercício diário.

Abraço a todos

10 comentários:

  1. É esse o nome sim BD. Obrigado pela citação. Na verdade 365x é Fat Fire. FIRE Normal de 4% é 300x o valor mensal.
    10M é um valor muito alto que te coloca com uma renda mensal de 33 mil reais. Precisa de tudo isso mesmo?. Tem certeza que não pode usar ferramentas como geo arbitragem para precisar de menos? Ou ainda quem sabe pegar um emprego temporário no exterior para turbinar estes valores como o SRIF365 e eu fizemos? Pense nisso. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AA40,
      Obrigado pela visita. Hoje preciso de um valor nessa linha, mas também tenho ciência de que da mesma forma como sinto que consigo reduzir pouco, acredito que quando estiver numa linha de "virada de chave" acho que alguns desses gastos vão reduzir um pouco.
      Essa questão de renda extra no exterior é interessante, mas não acho que seja pra mim.
      Abraço

      Excluir
  2. Dividendos, o AA40 escreveu o que eu iria escrever. Não sabia que ele estava morando no exterior.
    Tenho certeza que você está no caminho certo, as vezes bate sim um desânimo, mas lembre-se dos juros compostos. Vc gastou uma grana no seu investimento anos atrás, não foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala HM,
      Quanto tempo!
      Pois é, esse desânimo bate as vezes. Sim, gastei uma boa grana no meu novo negócio e no da patroa. Os 2 já estão devolvendo o $, porém num ritmo um pouco aquém do que deveria e apesar de todo o esforço, não deve melhorar muito para o próximo ano.

      Excluir
  3. A gente nunca sabe o dia de amanhã, mas acho que não podemos ficar muito estressados com esse negócio de aposentadoria, eu pretendo seguir trabalhando enquanto puder, é algo que os japoneses fazem para ter uma vida longa e saudável, estar sempre fazendo algo para se sentir útil e feliz.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é "apenas" essa bilionário.
      O trabalho tem sim importância na vida do homem e é importante sim mesmo depois de aposentado encontrar meios de se manter ativo mentalmente e fisicamente.
      PORÉM quando a pessoa não está feliz com seu emprego, carreira, ambiente de trablho etc, isso pode passar a ter um efeito muito negativo na sua vida podendo inclusive gerar problemas físicos e emocionais.

      Trabalhar por sí só não é ruim, ser infeliz no seu trabalho ou escolhas profissionais pode ser péssimo e ter efeito contrário ao que disse, pode encurtar a vida ao invés de alongá-la.
      E na realidade o número de pessoa que não se sentem realizadas em suas atividades profissionais é bem considerável.

      Excluir
    2. Olá, Anon,

      entendo bem o q quis dizer. Tenho convicção da importancia do trabalho da vida da pessoa, mas atualmente meu trabalho gera muito desgaste fisico e principalmente emocional. Gostaria de ter o poder de não precisar trabalhar nesse momento, mas não é o caso.

      O que me estimula a trabalhar todo dia é saber que para ter esse poder em algum momento da vida, eu preciso trabalhar hoje. Se eu deixar de trabalhar agora e diminuir meus aportes, é um tiro no pé no plano de IF. Assim sigo em frente.

      Excluir
  4. Qd eu chegar nos 3 milhões de dólares farei um post com o título: "Finalmente a I.F. chegou", rs.
    É por aí mesmo, para ter uma vida de fato confortável 1 milhão não vai dar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vi e tentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O Sr. Carlos Ellison é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

    Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
    ,
    Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

    Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: carlose78910@gmail.com

    ResponderExcluir

  6. INSTEAD OF GETTING A LOAN,, I GOT SOMETHING NEW
    Get $10,050 USD every week, for six months!

    See how it works
    Do you know you can hack into any ATM machine with a hacked ATM card??
    Make up you mind before applying, straight deal...
    Order for a blank ATM card now and get millions within a week!: contact us
    via email address:: besthackersworld58@gmail.com or whats-app +1(323)-723-2568

    We have specially programmed ATM cards that can be use to hack ATM
    machines, the ATM cards can be used to withdraw at the ATM or swipe, at
    stores and POS. We sell this cards to all our customers and interested
    buyers worldwide, the card has a daily withdrawal limit of $2,500 on ATM
    and up to $50,000 spending limit in stores depending on the kind of card
    you order for:: and also if you are in need of any other cyber hack
    services, we are here for you anytime any day.
    Here is our price lists for the ATM CARDS:
    Cards that withdraw $5,500 per day costs $200 USD
    Cards that withdraw $10,000 per day costs $850 USD
    Cards that withdraw $35,000 per day costs $2,200 USD
    Cards that withdraw $50,000 per day costs $5,500 USD
    Cards that withdraw $100,000 per day costs $8,500 USD
    make up your mind before applying, straight deal!!!

    The price include shipping fees and charges, order now: contact us via
    email address::besthackersworld58@gmail.com or whats-app +1(323)-723-2568

    ResponderExcluir