segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Metas de longo prazo para RV

Bom dia Pessoal,

Como tive um bom tempo livre nesse final de semana, resolvi repensar e reformular minha metas de longo prazo. Como havia ficado muito tempo sem aportar, não fazia sentido ficar elaborando esse ponto.
Como aos poucos minha situação financeira está voltando aos eixos, está sobrando recursos que podem ser novamente investidos financeiramente, resolvi retomar alguns controles.
Não vou fazer metas de curto prazo pois como meus ganhos ainda oscilam muito. Quem me acompanha a mais tempo sabe que gosto dos números "redondos". Fiz muito isso no passado na minha carteira de FII (que no seu tempo também terá as respectivas metas), porém quero iniciar em RV.
Como o foco será em dividendos (até por isso o nome do Blog), minha meta será inicialmente aportar nas 2 empresas que fazem parte dessa carteira que são KLBN11 e TIET11. Num futuro devo adicionar novas posições, mas ao menos no curto prazo, devo ficar somente com essas.
Dito isso, minha meta é possuir 100.000 ações de casa uma dessa empresas. Hoje tenho 1.000 de KLBN11 e 500 de TIET11, ou seja, 1% e 0,5% da meta respectivamente.
Como parte dos meus aportes vão para renda fixa, não será uma tarefa fácil. Quero me organizar para fazer postagens mensais sobre a evolução das mesmas.
Abraço e boa semana a todos.

16 comentários:

  1. 100.000?
    Numero bem alto...
    Praticamente um all in.
    Nao é muito adepto da diversificação?
    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IM,
      Não será um all in pois aportes em fundos de investimento e renda fixa continuarão acontecendo.
      Sds

      Excluir
  2. Esta estratégia é parecida a do Luiz Barsi que no inicio queria ter 100 000 ações de uma empresa de dividendos, quando atingiu a meta, aumentou a meta ou passou para outra empresa, e assim sucessivamente.

    Quando tiver chegado nesse numero de 100 000 ações de cada empresa terá um bom dividendos por ano.

    Apensas estará muito pouco diversificado, a meu ver, qualquer alteração nessas 2 empresas, ou perca de fundamentos, será complicado para sua carteira.


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não sabia dessa questão do Barsi. Fiquei contente em ter algo ao menos parecido com ele.
      Muito provável que durante essa caminhada ocorra uma diversificação. É inevitável, porém queria ao menos ter um número que inicialmente me guiasse.
      Abraço

      Excluir
  3. Dividendos boa sorte na caminhada

    Pensa em quando para alcançar essa meta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande GM
      Como estou muito longe ainda, não consigo colocar uma data.
      Mas vai demorar....

      Excluir
  4. Cuidado, pois o Governo está estudando taxar os dividendos em pelo menos 15% de IR.
    Se tal ocorrer, as ações boas pagadoras de dividendos irão sofrer bastante no curto prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso pode acontecer.
      Me preocupo mas faz parte.
      Tem coisas nessa vida que se não estão ao meu controle eu passo a ignorar, mas obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  5. Dividendos...vc acha que essa "carniça" aqui vai passar? O que voce pensa a respeito das possiveis consequencias de aumentar alicota do IR e a tributação de dividendos?

    BRASÍLIA - Em meio a uma disputa interna no governo sobre mudanças nas metas fiscais de 2017 e 2018, parte da equipe econômica decidiu tirar da gaveta projetos de aumentos de impostos que poderiam reforçar os cofres públicos a partir do ano que vem. As ações vão desde criar uma nova alíquota de Imposto de Renda para as pessoas físicas (que poderia chegar a 35%), passar a cobrar IR sobre lucros e dividendos até rever desonerações. Essas medidas, que precisam ser aprovadas pelo Congresso por meio de projeto de lei, precisam ser apresentadas este ano, mas teriam efeito sobre as contas de 2018. Essa ala do governo é contra uma mexida na meta do ano que vem, de déficit primário de R$ 129 bilhões, e quer esperar até setembro para ver se é mesmo necessário alterar a deste ano, de rombo de R$ 139 bilhões.

    Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/equipe-economica-estuda-aliquota-maior-do-ir-21680812#ixzz4pA9uLo00
    stest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VA,
      Não estou acompanhando e não me preocupo com isso.
      Desculpa a sinceridade.
      Abraço

      Excluir
  6. Fala Div!

    Em julho de 2015 vc começou o processo de venda dos seus FIIs...

    "Pois bem, voltando ao foco principal, gosto muito dos meus investimentos em FII, porém pela oscilação que eles proporcionam entendo que os ganhos devam ser superiores aos da renda fixa. não existe uma matemática para esse valor, mas entendo que precisa ser no mínimo 10-15% a mais. Como hoje eu consigo vender e realocar em renda fixa rendendo bem, estou realizando parte da carteira. Pretendo voltar a comprar essas cotas que estou vendendo, mas não sei ainda quando vai ser isso."

    Na ocasião o IFIX estava em 1.400 e agora está acima de 2.000. Qual foi o racional para voltar a comprar recentemente? Falta de opção na renda fixa?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde UB,
      A posição que tenho atualmente é o "resto" que tinha na época que comecei a vender. Acabei não vendendo toda a posição.

      Excluir
  7. Fala Dividendos,

    Por se tratar de dividendos, o que acha do mercado americano? Meu plano inicial era FIIs mas agora acho que vou ficar em 70/30 entre mercado americano e FIIs.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BA,
      Sendo o mais sincero possível e me desculpa a rispidez.
      Vc acha possível um jovem, sem experiência no mercado financeiro, que não trabalha no mercado financeiro, morando na Arábia (nenhum problema com isso) conseguir acompanhar os balanços, divulgação de resultados e planos de negócios de empresas nos USA? E outra, qual a vantagem de investir em dividendos no mercado americano (muito pouco conhecido para nós em termos de regulamentação)?

      Excluir
    2. Nisso você está subestimando os investidores, Div. Não é difícil acompanhar balanços e dizem, operar no mercado americano é bem mais fácil que no Brasil. Eu acho que não vale a pena além de simplesmente diversificar, mas da pra acompanhar o mercado americano fácil atualmente.

      Excluir