sexta-feira, 21 de julho de 2017

Sobre os centavos

Bom dia Pessoal,

Conforme eu comentei, passei um bom período montando os negócios que atualmente temos. Esse movimento acabou gerando a necessidade de uso de boa parte do capital que eu tinha investido. Durante esse período fiquei bem desligado das finanças em geral. Agora retomando com a corda toda, passei novamente a controlar (sem neura) alguns gastos e principalmente os ganhos.
Gosto muito desses "controles" nem importando tanto se o valor economizado foi alto ou se a diferença do ganho foi alta. Importante na minha visão são os somatórios dos centavos.
Digo isso principalmente relativo aos ganhos extras ou a aquelas economias realizadas sem a necessidade de um corte no padrão de vida.
Recentemente um colega nosso daqui da comunidade ilustrou isso muito bem (não lembro quem foi) quando ele descreveu o fato de trocar moedas por cédulas tendo com isso um ganho financeiro. Acho essas coisas fantásticas, pois literalmente foi feito dinheiro do nada!
Acompanhando essa semana meus investimentos, como eu aderi a custódia remunerada, mesmo eu ainda tendo poucas ações em carteira, elas já estavam todas em aluguel, o que vai me gerar um dinheiro extra sem que eu precise fazer nada (assim como a troca de moedas do caso acima).
Nossa caminhada para a independência financeira na maioria das vezes é bastante longa e árdua, e essas pequenas vitórias extras trazem uma motivação extra.

Abraço

6 comentários:

  1. É importante poupar, mesmo em valores pequenos, todos os pequenos valores que poupamos ou ganhamos a mais no futuro vão fazer diferença

    Abraços e bons investimentos

    ResponderExcluir
  2. "o fato de trocar moedas por cédulas tendo com isso um ganho financeiro"
    Moedas físicas, como os nossos centavinhos de real ? Se sim tem como dizer em qual blog foi isso ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Dividendos!

    Fiquei feliz em vir aqui e ver uma citação do que escrevi no blog :D

    Você viu lá no Diário de Finanças Online:

    http://diariodefinancasonline.blogspot.com.br

    Realmente, concordo com o que você disse. Qualquer economia, mesmo que aparentemente pequena, tem grande serventia, porque tem um princípio maior envolvido, o de aprender.
    Ao trocar as moedas que juntei, e ganhar com isso, eu pude ver como eu muitas vezes gastava valores pequenos constantemente, minando aos poucos meu orçamento!

    E fora isso, se juntar todas essas economias "pequenas", no longo prazo vai fazer enorme diferença na independência financeira.

    Ao Anônimo 00:42, você pode procurar sorveterias, mercadinhos, pequenos comércios como farmácias, sempre estarão precisando de moedinhas. Vai achar muitos oferecendo brindes, cupons pra sorteio, pelas moedas. Aí só se valer muito a pena. Fora isso, só procuro lugares que troquem por dinheiro mesmo, com os juros.

    Forte abraço Dividendos
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Isso ai Dividendos,

    Muitas das vezes queremos queimar a largada, querendo os melhores investimentos, retornos mas na verdade o que irá fazer a diferença é o aporte mensal, e essas ajudinhas a mais, como hora extra, etc auxiliam e muito na IF.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
  5. Dividendos, me soluciona uma dúvida: quando você aluga suas ações, você nao deixa de receber os dividendos e outra bonificações dela né?

    ResponderExcluir