quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Algumas divagações sobre TD

Boa tarde Pessoal

Mesmo não sendo um tipo de investimento muito comum e comentado na nossa comunidade, vejo um número cada vez mais crescente de investidores e discussões sobre TD.
Tenho uma opinião que diverge e muito da maioria e por mais que eu tente ver onde (se) estou pensando errado não consigo. Para mim, não há razão alguma que justifique aplicar-se em TD nos dias atuais. Não falo de hoje, mas sim dos últimos 30-40 dias a não ser em casos onde o investidor tenha uma capacidade financeira extremamente pequena e com isso tenha dificuldade em acessar produtos com melhores taxas.
Embora gostaria muito de divagar sobre essa questão para que alguns repensassem alguma tomada de decisão, minha paciência não permite. O que eu vejo e argumento é o seguinte, onde está a vantagem de se aplicar num pré fixado na casa de 12% aa ou de um IPCA+6% (em ambos os casos precisamos tirar os famigerados 0,3% aa) enquanto que temos hoje um CDI de 14% e uma previsão de IPCA de 5% para 2017 (os últimos 2 meses foram extremamente baixos).
Povo parece que gosta de aplicar em coisas que não rendem....

Agora, pra especular, não tem coisa melhor, isso eu concordo.

Abraço

37 comentários:

  1. Creio q isso depende do perfil de cada um. Para se investir em ações o investidor necessita de mais tempo para análise e um pouco mais de conhecimento, hj não vejo a bolsa com bons olhos, pois virou cassino e ninguém sabe o que pode acontecer nos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Guardião,
      Em momento algum eu comentei sobre investir em bolsa. Eu mesmo sou contra, sempre fui. Assim como sou contra TD nesse momento.

      Excluir
    2. Dividendos, concordo com você. Também sou contra TD pós e pré neste momento. Estou "líquido" em LFT aguardando alguma janela. Com essa alta do dólar acredito que NTNB principal deverá voltar à casa dos 7% mais IPCA. Isso sem contar com a decisão do FED em aumentar os juros americanos.
      Parabéns pelo post, nos faz refletir estratégias.

      Excluir
    3. Obrigado pelo feedback Guardião, eu também prefiro aproveitar essa selic a 14%, porém procuro deixar a grana de liquidez em alguma coisa um pouco mais rentável.

      Excluir
  2. Dividendos,

    Eu invisto em TD com o objetivo de travar uma taxa de 6% por + de 15 anos, vai que daqui 5 anos a taxa está em 3%. Você não acha interessante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a minha sinceridade, mas o que eu acho errado é justamente esse "vai que"? Não se deve investir em probabilidade, mas sim em fatos. Quando foi a última vez que esteve em 3? E se for a 18%? Vc realmente acha nosso país sério a ponto de termos uma taxa de 3%? Eu não aposto nenhum centavo do meu $ nisso.

      Excluir
  3. TD ainda permite N estratégias diferentes pela possibilidade de venda a qualquer momento. Se os juros continuarem a cair, os títulos vão se valorizar mais no curto prazo, e ainda acho que tem gordura para valorizar mais. Mas realmente, a instabilidade política torna tudo muito caótico...

    ResponderExcluir
  4. Colega,
    a) Não há qualquer chance real de prêmio de 18%aa, nem no auge da crise de 2008 se chegou remotamente a isso. Taxa de juros reais de dois dígitos, num mundo de crescimento menor e via de consequência taxa de juros baixa, é muito difícil de ocorrer.
    b) Prêmio de 3%aa ainda seria muito maior do que muitos países emergentes pagam. Veja, estou falando de emergentes como o México. Se for de países desenvolvidos, então a comparação fica ainda mais esticada.
    c) Se você acha que a inflação recuará para o centro da meta em 2017, duas coisas podem acontecer:
    c.1) A SELIC não cai na mesma velocidade, fazendo com que o prêmio implícito seja maior do que os 5,5-6%aa atuais da NTN-B. Ótimo, manter-se atrelado ao CDI mostrou-se mais acertado.
    c.2) A SELIC cai na mesma velocidade ou até maior (como já vi pessoas falando em um dígito), nesse caso é possível que o prêmio implícito fique menor do que os 5,5%-6% das NTN-Bs, nesse caso estar atrelado ao CDI não se mostrou o mais acertado.

    Se você tem receios da turbulência política, que para mim está muito longe de ser resolvida, e se crê que um ajuste fiscal que estabilize a dívida pública em relação ao PIB possa ser difícil (algo que eu temo ser verdade), então sim, é melhor estar líquido, sem duration, o que um investimento atrelado ao CDI cai como uma luva.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Grande Dividendos,

    Não aplico mais no Tesouro Direto, basicamente, por dois motivos:

    1) Eu NÃO quero financiar esse governo corrupto, incompetente e perdulário.

    2) O risco de calote é altíssimo. Na minha visão, é muito melhor comprar debêntures do que títulos do TD.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um bom valor ja em LCI/LCA/CDB que pagam mais que o TD, porem nao aplicou mais pela falta de liquidez.

      Excluir
    2. Se tem uma coisa que eu não me preocupo é justamente risco de calote.
      Governo é quem tem a impressora de dinheiro. Se por um acaso chegar a esse ponto de calote, significa que a economia toda já foi pro buraco e quem vai dar calote primeiro serão os bancos e empresas. Pro governo basta emitir mais dívida e passar pra próxima geração o problema.
      Não me agrada financiar governo corrupto porém o Brasil ainda é a cereja do bolo na renda fixa e o TD une risco baixíssimo com alta rentabilidade.

      Excluir
    3. IL, respeito sua posição, porém todo o mercado financeiro pensa diferente.

      Excluir
    4. Nerd,

      É verdade, porém, o que adianta receber um caminhão de dinheiro que não vai valer nada? Nossa moeda é podre, ridícula, não tem credibilidade alguma. Pense nisso...

      Dividendos,

      Toda unanimidade é burra. Que bom que eu penso diferente da manada!

      Abraços.

      Excluir
    5. Levando se em conta que a manda é composta de profissionais de marcado, prefiro seguí-los. Não acho que tenho mais conhecimento que eles.

      Excluir
    6. INv Livre, vc se acha o único espertao? Esses são os primeiros a irem pro buraco.

      Excluir
    7. Em qual país no mundo já existiu calote da dívida interna? Externa vários , mas interna?Acho que pode haver suspensão de pagamentos numa situação dramática, ou o caminho natural da hiper inflação. abs

      Excluir
  6. Dividendos:
    Concordo que. para curto prazo, tem aplicações melhores (exceto se levar em consideração a liquidez).
    Mas não há na praça crédito privado com durations longas, superiores a 15-20 anos.
    Nesse sentido, as NTNBs longas são imbatíveis ao permitir travar os juros elevados.
    Como o Soul disse acima, a possibilidade de termos juros reais no TD na casa de dois dígitos é quase inexistente. O País quebraria. E aí, iria junto quem aplicou em crédito público ou privado.

    ResponderExcluir
  7. Dividendos,

    Eu invisto em TD simplesmente pq estou travando uma taxa de juros real de mais de 5% a.a. por 20 e/ou 35 anos, com pagamentos semestrais.
    Isso pra mim vale ouro, qualquer estudo de fora trata como Taxa Segura de Retirada 4%. Aqui nós temos a possibilidade de aumentar essa taxa em 25%.
    Se vc quer uma renda mensal de R$10 mil, a 4% vc precisa de 3 milhões. A 5% vc precisa de 2,4 milhões.

    ResponderExcluir
  8. A verdade é q eu invisto no TD mesmo pq sou pobre. Se eu fosse investidor qualificado, com poder de aporte alto eu investiria em outras coisas (mas investiria no TD tb).

    O cara parece que esquece q a média salarial do BR é de 2000 por mês. :(

    ResponderExcluir
  9. Olá BD, comecei a seguir seu blog. Se for possível me adicione no seu blogroll, vou lhe adicionar tambem: viverdedividendoserendimentos.blogspot.com.br

    Faço uma divulgação mensal de renda passiva, um ranking de renda passiva e também faço alguma analise informativa de alguns Fiis e ações.

    Sobre seu post, acho que TD é bom apenas pra especular e fazer um caixa de alta liquide, fora isso, não vejo vantagens também.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LD,
      Claro, vou te adicionar e dar uma passada no seu blog.
      Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  10. concordo com vc! tem titulos de cdb e LC muito melhores que TD. Eu tenho uma LC com taxa pré de 18.99% comprafa ano passado. nenhum titulo do tesouro paga isso. tem que se analisar bem antea de seguir a manada. nao é pq todo mundo investe que vc tem que investir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que nenhum título do tesouro paga isso. É a famosa relação entre risco x retorno. Uma LC tem um risco bem maior que um título do tesouro, logo ela DEVE pagar uma taxa maior. Caso contrário, o investidor colocaria o dinheiro dele no TD, já que paga mais e tem menor risco.

      Mas vc não compra uma LC dessas com 500 reais. Se nego tem aí seus 10k, 20k, 50k, e pode deixar o dinheiro imobilizado, uma LC com taxa de 18,99% pode ser mais atrativa que uma LTN pagando 14% com a mesma duration.

      Excluir
    2. é isso ai. vc complementou meu comentario. mas acho que mesmo com pouco dinheiro, acho que é melhor investir num cdb de 100% do cdi com liquidez imediata do que um tesouro selic da vida, pq no tesouro tem as taxas de custodia. não acha?

      Excluir
    3. Acho q acaba ficando meio q "elas por elas".
      Tesouro tem taxa de custódia e o rendimento segue a SELIC e tem o Tesouro Nacional como "garantidor".

      CDB não paga a custódia mas segue o CDI (que geralmente é um pouco à baixo da SELIC) e tem "apenas" o FGC por trás. Mas em compensação a liquidez é imediata e o dinheiro cai na sua conta praticamente na hora. No caso do TD o dinheiro só vai cair na sua conta em 1 ou 2 dias.

      De toda forma, eu divido meu dinheiro (que é bem pouco) nos dois (CDB 100% e TD Selic).

      Excluir
    4. Esse é o ponto que me refiro. Muitos investem no TD sobre o argumento que no futuro esse ganho real de 6% pode ser um bom negócio. Verdade, porém olhando no contexto atual, não faz sentido. Como não sei como será o futuro, invisto no que me rende mais hoje.

      Excluir
  11. Eu comprei NTNB Principal a 7,82 depois nunca mais comprei. Quando chegou em 6 vendi tudo. Agora tenho só umas LFTs para reserva de emergência. Tb não compro TD nestas taxas atuais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião fizeste muito bem em vender a 6%. Embolsou um rendimento "adiantado" e colocou pra render.
      Muito bom!

      Excluir
  12. Olá Dividendos, tudo bem?

    Cara meu amigo ganhou uma boa grana ao fazer o que o Uó fez... Eu deixei passar esse barco...

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Amigo Bons Dividendos,
    Essa discussão é pertinente e importante. Creio que o melhor é diversificar entre alguns produtos e com boas taxas de retorno. Possuo TD em menor porcentagem, e LCA, DI,CDB e PP, numa maior proporção. Além disso, 20% em ações e 26% em fiis.

    Sucesso, abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bagual,
      Com certeza a diversificação é muito importante, porém devemos procurar rentabilizar nosso recurso da melhor forma possível.
      Abraço

      Excluir
  14. Dividendos, excelente a discussão. Estou aprendendo bastante lendo o post e os comentários.
    Minha diversificação em ativos de renda fixa está toda concentrada em TD e a maior parte com duration longa, tudo bem que hoje meu plano ainda é ter somente 10℅ da minha carteira na renda fixa, mas no ano que vem espero começar a aumentar minha alocação em renda fixa.
    Eu não sei o motivo, mas formei um pré conceito de que renda fixa melhor que o tesouro só existe para investidores qualificados, vou dar pesquisar as opções disponíveis na minha corretora para ver se esse meu pré conceito fica de pé.
    Obrigado pelo colaboração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande SC,
      Com certeza as opções para Investidores Qualificados são melhores, porém há muita coisa boa acessível.
      Abraço

      Excluir
  15. Bom dia. No dia de hoje o Tesouro Prefixado 2023 (LTN) está por R$ 525,75 na compra. Sabendo-se que vou receber R$ 1000 em 01/01/2023, ou seja, em 6 anos, acredito que está com uma rentabilidade razoável. Concordam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so fazenda a conta para saber, faz assim ? 1000=525,75*(1+t)^6

      Excluir