sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Emissões que participei nesse final de ano

Bom dia Pessoal,

Estive um pouco ausente da nossa comunidade nas últimas semanas, mas espero poder voltar a postar e quem sabe participar mais ativamente de algumas discussões (no bom sentido).
Como eu consegui continuar juntando grana nesses últimos 2 meses, peguei uma parte do meu colchão de segurança e juntando com a venda de parte da posição de CRA, participei de 2 emissões que tivemos essa semana.
A primeira delas e menos conhecida do mercado é o CRA da Jalles onde a remuneração esperada (ainda estamos em processo de bookbuilding) é de CDI + 2,5% o que representa algo próximo de 16,6% aa isento de IR.
A outra e essa mais conhecida foi a debênture da AES Tietê. Coloquei pouca coisa nela pois apesar de ser uma empresa bem tranquila, havia algumas particularidades na emissão que traz uma possibilidade alta de não sermos atingidos.
Com isso minhas alocações devem terminar esse ano, a não ser que alguma coisa mude drasticamente o cenário de juros abrindo possibilidade de venda com ganho em alguns dos meus investimentos.
Abraço e bons investimentos a todos.

10 comentários:

  1. Teremos SABESP em breve! Aguardemos! Espero que seja INCENTIVADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não escutei nada a respeito. Sei que uma das últimas emissões (senão a última) não foi incentivada.

      Excluir
  2. Aparentemente teremos oferta pública da COMGÁS também! Vou pesquisar sobre as taxas e retorno neste espaço para , quem sabe, possa se interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Conversei com o pessoal na sexta e na opinião deles as taxas estão muito baixas. Não faz muito sentido entrar.

      Excluir
  3. CRA Jalles fechou por CDI + 3%!! Tb peguei! Investimento muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique,
      Sim, me passaram essa informação na sexta.
      Muito bom!

      Excluir
    2. Setor de cana de açúcar não está lá essas coisas. Muitas usinas fechando. Precisa ficar de olho.

      Abçs!

      Excluir
  4. Cemig também está em processo para emissão de debentures...

    No mais parabenizo-o pela divulgação de seus investimentos em títulos de renda fixa em bolsa. Ainda que de forma tímida, isto ajuda a melhorar a liquidez do nosso mercado.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dividendos, sou um grande seguidor do seu trabalho e espero que poste mais vezes. Queria sua opinião. O que acha da pulverização dos ativos , quando possui acima de 1M em bens. Ex: 5-10% no max pra cada emissor de CRI, CRA, Deb. No seu caso, Não acha muito arriscado a alocação de 300k em um único emissor, por ex? Tesouro direto até concordo afinal é risco soberano; Gostaria de sua opinião e o que levar a investir agressivamente, se assim podemos dizer...rsrsr...abraçosS!!

    ResponderExcluir
  6. Olha, vi que seus investimentos se desviaram muito para os certificados, não sei se está fazendo isso por conta própria ou se está sendo "assessorado" por alguém mas para uma carteira como a sua, menos de 2MM entrar no mundo dos CR's, no mínimo, é muito pouco aconselhado.

    Investidores com 5~10MM normalmente só entram em emissões em empresas com ratings aceitáveis, sendo que eles têm capacidade de absorver um tombo muito, mas muito, maior do que um pequeno investidor. A questão que tem que ser analisada é a relação risco/retorno, não adianta nada ficar só "caçando" taxas, você acaba comprando uma relação ruim, as vezes é MUITO melhor ganhar CDI líquido do que CDI + 3%, pode acreditar.

    ResponderExcluir