sexta-feira, 24 de abril de 2015

Tesouro Direto - opiniões pessoais

Olá Pessoal,

Estive algum tempo afastado da nossa comunidade, mas continuo investindo e lendo bastante sobre o tema.
Recentemente comecei um novo investimento para mim, mas que muitas da nossa turma já fazem que é o Tesouro Direto. Acompanhei bastante a oscilação das taxas, oscilações dos DIs futuros e comportamento de rentabilidade.
Achei bastante interessante como investimento. Ao contrário da maioria, tenho comprado as NTNs de vencimento mais longo possível (2035) por uma razão muito simples.
Primeiro temos que entender que (achar) que o momento é o mais propício para entrar nesse tipo de papel. Por quê? Por que as taxas de DI futuros estão bem altas. Sim, pode subir um pouco mais, mas estamos muito mais próximos do teto do que do piso.
Concordando com isso, tem-se a perspectiva que num futuro (não se sabe ao certo, mas algo entre 2 e 3 anos) esses juros venham a cair (inflação mais baixa e crescimento baixo). Com isso as rentabilidades ficam "turbinadas" e aí que vem o pulo do gato. Quanto mais longo for o vencimento do papel, maior será esse aumento de rentabilidade quando o juro cair. Esse vencimento mais longo potencializa a rentabilidade. Como não espero levar até o vencimento, quero apenas aproveitar esse período conturbado. Para termos uma idéia, em Março, houveram dias que a rentabilidade chegou a +6%.
Muito em breve, veremos um movimento muito forte de trade nesse tipo de papel.
Não estou recomendando nada, apenas alertando para um ponto que talvez alguns não tenham se dado conta.
Abraço e bons investimentos a todos.

40 comentários:

  1. Bem pensado!
    Investi a algum tempo atrás no Tesouro Direto, vendi tudo sem pensar direito.
    Acho um belissimo investimento e novamente te digo que concordo com o teu pensamento!

    ResponderExcluir
  2. Fala Div,

    A minha relação com o TD é bem simples. Compro um pouco todo mês e pronto. Pretendo levar os títulos até o vencimento e não tenho nenhum interesse em fazer rolo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar até o vencimento eh a forma mais tradicional e, digamos, correta em interpretar esse tipo de investimento.
      Só não entendi a parte do "fazer rolo"

      Excluir
    2. Dividendos,

      A parte do fazer rolo refere-se a "trade" com TD. Sou totalmente contra.

      Abraços.

      Excluir
    3. I.L., treides são válidos em qualquer categoria de investimento, mas exigem timing de mercado, e isto é para poucos. Para quem não trem tempo de analisar mercado (a maioria), então a estratégia de aportes periódicos é a mais adequada. E isto vale para ações, FIIs, etc...

      Excluir
    4. Dividendos e Uó,

      Não tem o que explicar, rs. Eu não sou fã de "tradar", ainda mais no TD! Investimento é aquela história, quanto mais você mexe nele pior ele fica.

      Portanto, prefiro deixar os meus títulos tranquilos só esperando a data de vencimento deles.

      Abraços!

      Excluir
    5. Pessoal ótimo blog com artigos,e tudo sobre certificações financeiras,venha conferir
      http://certificacoesfinanceirasambima.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Eu faço trades curtos com NTNBP 35.
    Investi em 13/03/2015 uma quantia X e vendi essa semana com lucro líquido de 7,73%.

    Sou jovem, mesmo que a oportunidade de venda não chegue, levar até o vencimento não seria um problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dinheiro gordo não está nestes treides muito curtos. Ano passado vendi com 21% de lucro, mas tive que aguardar alguns meses.

      Excluir
    2. A vontade de realizar lucro as vezes é maior! haha
      Eu peguei os históricos disponíveis no site do TD e joguei tudo em gráfico, se tiver uma queda acentuada do valor do título eu compro e espero um médio prazo para a venda.

      Excluir
  4. Caro Dividendos...

    Vou contar um pouco do que aconteceu comigo...

    Investi da mesma forma que vc , pensando em títulos de longo prazo...uma boa parte dos títulos foram adquiridas na seguinte realidade:

    Estávamos vivendo um momento de forte estabilidade, com a Selic próxima a 9,5% e caindo vertiginosamente...

    A interpretação no momento foi de que: mesmo com a Selic em queda o Brasil ainda detinha um dos mais altos juros do mundo, e que a tendência era dos juros abaixarem para ficar "mais próximo" dos países de primeiro mundo ou ao menos dos Brics naquele momento.

    Essa era a interpretação dos "grandes" economistas, inclusive me lembro de ter ouvido o Mauro Halfeld, falando que o momento era de garantir um rendimento de 5% líquidos (IPCA + Taxa), porque a tendência ao longo prazo era o país ter taxas mais próximas do primeiro mundo, uma previsão de 3% líquidos para o Brasil.

    Até a Selic chegar próximo de 7,5% se não me engano, foi só alegria... mas depois houve essa reversão, e o país caiu numa grave crise política e econômica.

    Com isso amarguei forte deságio na minha carteira, com "perdas" de mais de 60 k....
    Não tenho a pretensão de levar esses títulos até 2035, aguardarei um momento de baixa da selic para tentar vender com ágio....mas com essa estagflação provavelmente irá demorar bastante...

    Te digo isso, porque recentemente a Rússia elevou a taxa de juros para 17%...

    O Brasil já viveu com altas taxas por muitos e muitos anos... e isso pode voltar a acontecer.

    Acho que seu raciocínio está certíssimo, estamos mais perto o teto do que do piso....mas cuidado com esses títulos eles tem volatilidade altíssima... e se acontecer da taxa subir para simples IPCA + 7,5%, e demorar uns 10 anos para voltar a taxa atual... esteja preparado para ter "perdas" (no extrato) vultuosas.

    Eu estabeleci limites de entrada e saída das NTN...

    Em meus fechamentos mensais eu faço uma tabelinha com as NTNB principal 2035... perceba a enorme volatilidade dos títulos, e o deságio importante que eu estou...

    Só queria compartilhar essa minha trajetória, sem a menor intenção de palpitar sobre as suas estratégias, que sem a menor dúvida, já se mostraram muito vencedoras.

    Grande Abraço


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PC
      Obrigado por dividir sua experiência conosco.
      Realmente não temos como ter certeza de nada. Faz-se uma aposta baseado em algumas situações e leituras de mercados que podem mudar amanhã.
      O que entendo que faz nossa comunidade se ajudar são os investidores dividirem suas experiências. Não terei o maior problema em voltar aqui e dizer que não foi uma boa ideia esse movimento ou que perdi $.
      Abraço

      Excluir
    2. Todo investimento tem risco de perdas, mas neste caso, na pior das hipóteses, será apenas carregar até o vencimento, perder dinheiro é que não vai, ao contrário de investir em ações por exemplo. A perda do catarro no momento é puramente teórica.

      Excluir
    3. Valeu Dividendos... É verdade, no fundo investir é ter que lidar com essa imprevisibilidade toda...

      Uorrem, vc está certíssimo, a minha perda é puramente teórica, está apenas no extrato...
      A única perda que eu vou ter é se eu resgatar esse título antes do prazo...
      Se eu levar para o vencimento, irei receber exatamente o pactuado. E sempre será no positivo (com ganho real acima da inflação)

      Mas existe outro risco envolvido, uma perda pelo custo de oportunidade.

      Se por exemplo, um investidor compra uma NTNB principal com vencimento em 2035, em um momento de baixa histórica da taxa de juros, e pactua, por exemplo, um acordo de IPCA + 2,7%, e após isso há uma elevação da Selic, e os valores dos rendimentos, durante todo o prazo do título, nunca mais voltarem a esse patamar... Há uma perda pelo custo de oportunidade.

      O investidor, vai ter ganho no vencimento exatamente 2,7% acima da inflação....

      Mas supondo que o título tenha subido para IPCA + 5%, seis meses depois que ele comprou o seu título, e se mantenha mais ou menos nessa média durante os próximos 20 anos... Nesse caso o investidor terá uma perda pelo custo de oportunidade, pois irá ficar 20 anos sem o rendimento maior (de IPCA + 5%, nesse caso hipotético).

      Por isso eu acho importante ter momentos de entrada e saída dos títulos, como vc mencionou logo embaixo.... E coincidentemente esses 7% também constitui o meu momento de entrada...

      Grande Abraço aos dois..

      Excluir
    4. "Até a Selic chegar próximo de 7,5% se não me engano, foi só alegria... mas depois houve essa reversão, e o país caiu numa grave crise política e econômica"

      Catarrento, os economistas, inclusive o Mauro Halfeld, estavam certos! Vc perdeu o timing esperando chegar no "fundo do poço"; aí a tendência já reverteu e o prejuízo começa a chegar (e prejuízo em cima de lucros anteriores pela mudança de tendência - não é uma perda, é um deixei de ganhar no ajuste).

      A melhor estratégia (e foi a que fiz) é: no início do declínio, venda! Não espere chegar no chão. Como disse abaixo, estes movimentos não são surpresa, são até óbvios, nós é que ficamos com medo de nos posicionar.

      Excluir
  5. Tem gente que acha loucura treidar TD, mas eu acho uma estratégia muito válida e segura. Ainda estou aguardando as taxas chegarem a 7%, vai chegar? Não sei, mas se não chegar com certeza um outro investimento poderei escolher, oportunidades aprecem todo dia, basta ter dinheiro livre no momento que aparecer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande UO
      Também gostaria que chegassem a 7,00 mas sinceramente acho que isso não vai acontecer.
      Chegando a 5,5% eu passo fogo nas minhas.
      Abraço

      Excluir
    2. Se chegar a 7% novamente eu faço all-in. haha

      Excluir
  6. Aplico no TD desde 2007 e estou muito satisfeito desde então. Possuo títulos comprados na crise de 2008 com ipca +10%, assim como outros com ipca + 4,5%. No momento, a opção para o caso, com taxas de juros ascendentes, e comprar LFT ( atrelado a selic) e, uma vez encerrado o ciclo de alta, comprar ntn's. Pergunta automática: como saber o fim do ciclo? Pesquise as curvas históricas da selic e notarão que a ascensão e queda não são abruptas, são seguidasde manutenção das taxas pelo copom por algumas reuniões e pela redução da velocidade do aumento de taxas. Assim, enquanto estivermos aumentando selic em 0,5 ou mais, mantenho comprando LFT. Quando começar a aumentar 0,25 passo a ficar mais atento, porém mantenho em LFT. Uma ou duas manutenções de taxa, ou mesmo uma queda qualquer, saco tudo do LFT e compro ntn's.

    ResponderExcluir
  7. Especulando com TD! Quem diria dividendos, ficando agressivo, hein. Eu só entraria nessa (na NTNB mais longa, 2050, que é a que varia mais) se chegasse a um ponto de 8 a 10% a.a. acima do IPCA. Já houve uma época de IGPM + 10% a.a. !! (2001) Acho 6,xx% + IPCA muito pouco para travar posição. Claro, se os juros subirem, você pode dizer que é para longo prazo e ficar com o título até o vencimento... mas se comprou a NTNB de 2050, é um loooongo caminho, se comprou LTN, de qualquer forma ia ganhar menos se os juros caíssem... por essas e outras fico nos juros pós-fixados, compondo reserva para entrar nas ações quando oportunidades surgirem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a de 2050 NTNB que nao é principal...varia menos que NTNBP35...só ver os históricos!

      Excluir
  8. Olá dividendos! Tava sumido mesmo hein! Também estou nessa de TD, mas comecei ha um ano e meio, tenho metade em LFT e metade em NTNB-P 2019, com alguns titulos com taxa "baixa" (5,5% a 6%)...agora os titulos com vencimento em 2019 estao melhores que os de 2035, estao com taxa de 6,6% enquanto o com vencimento em 2035 com taxa um pouco menor. Vou fazer exatamente o que o anonimo (7:35) disse, quando estabilizar a SELIC vendo todas minha LFT e compro NTNs...e carregar até o vencimento as NTNB com taxa menores...

    ResponderExcluir
  9. Grande Dividendos.

    Tava sumido mesmo, você faz falta na blogosfera! Saiba que o seu blog é uma grande influência em minha vida de investidor e, se um dia te encontrasse, pediria um autógrafo. Rs

    Sou novo como escritor de blog e recentemente criei o meu. Quando puder passa lá e dá uma olhada. Estou iniciando no mundo dos FII.

    http://acumularpatrimonio.blogspot.com.br/

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NTNBp19 chegou a 7,19%. Com um título desse a médio prazo, vale a pena comprá-lo para ficar com ele até o vencimento, caso não dê para especular.

      Excluir
  10. Boa tarde a Todos,

    Não sei muito sobre investimento e queria uma ajuda se possível.
    Pretendo investir no Tesouro Direto SELIC.
    Acho que é o melhor no momento no longo prazo para investir.
    Só que não sei qual corretora faço isso, a corretora BNACO MODAL e confiável?
    Des de já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Dividendos, eu já fiz esta estratégia antes da queda que a Dilma promoveu. Papéis mais longos, queda ANUNCIADA para todos dos juros, e me desfiz com lucro de 40% no ano. Fora a mordida do Leão, valeu muito a pena. Mas não é coisa para ser feita no curto prazo, e sim nas inversões de tendências. Embora pareça ser difícil acertar o * da mosca (e é), no geral é muito ÓBVIO mudanças mais globais de tendências. Todo mundo sabia no final do ano passado que o dólar iria subir. Todo mundo sabe que estamos chegando no topo dos juros; pode subir mais, pode, mas os posicionamentos agora tem grande probabilidade de serem vencedores quando a inflação ceder, em 1 ou 2 anos, e nenhum BC vai sustentar selic a 13, 14% por muito tempo. Acho o movimento atual de se posicionar para a inversão de tendência óbvio, seja garantindo juros acima do IPCA (NTN-B) seja começando a entrar nos pré-fixados.
    Abraaços!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal ótimo blog com artigos,e tudo sobre certificações financeiras,venha conferir
    http://certificacoesfinanceirasambima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei do post. Também gosto de investir em Tesouro Direto e eventualmente já fiz vendas antecipadas com lucro melhor do que o acertado.
    Mas agora separei uma parte dos investimentos para um projeto. Se puder passar lá pra dar uma olhada, acabei de começar um blog.
    http://investidordotesouro.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Essa matéria é realmente interessante, achei um site IMPERDÍVEL: http://negocios.icliks.com/

    ResponderExcluir
  15. Pelo que li em http://granagrana.com/entenda-o-tesouro-direto/, investir no Tesouro direto é simples mas como calculo a rentabilidade para saber se estou ganhando ou perdendo dinheiro?

    ResponderExcluir
  16. Olá bd,

    tenho uma curiosidade. Muitas pessoas fantasiam em possuir 1kk, me incluo nesse time.
    Todos querem esse quantia para pode viver de renda, ou seja, seria tipo uma aposentadoria.

    Me responda, o que fazer “especificamente” quando alcançar esse montante (1kk ou +)?
    De que forma investi-lo para que mensalmente a pessoa possa resgatar os juros no fim do mês para pagar as contas? (eu sei q n podemos retirar todo rendimento pq…bláblábláblá).

    Poupança mesmo?
    FIIs?
    CDB?

    enfim…gostaria de uma opinião de quem sabe mais do que eu, já que sou iniciante no mundo dos investimentos.

    Grato
    JR


    ResponderExcluir
  17. Olá,
    decidi investir no TD longo prazo visualizando aposentadoria.
    sei lá, acho que eh um investimento apropriado para essa finalidade.

    Abs.
    EQRP

    ResponderExcluir