quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Divagando sobre Fundos Imobiliários

Olá Pessoal

Para os que acompanham o mundo que envolve investimentos, um dos assuntos que mais houve aumento no volume de infomações divulgadas e discutidas, ao meu ver, foram os Fundos Imobiliários. Digo isso pois quando eu comecei a investir, o número de informações era muito baixo e hoje em dia tem-se a disposição muito material para leitura.
Óbvio que ainda encontramos algumas informações tendenciosas ou mal interpretadas, mas isso é comum nos demais tipos de investimentos. Saber distinguir o que faz sentido do que é terrorismo ainda é um exercício a ser praticado. Considero o Blog do colega Soulsurfer um bom lugar para termos opiniões inteligentes e bem escritas. Outro ponto de encontro é o próprio Tetzner, onde prefiro dar atenção mais as informações divulgadas do que as discussões sobre sexo dos anjos. Mas acho que esse último vem fazendo um trabalho muito interessante de divulgar e mesmo de motivar os investidores a irem em busca de informações e, por que não, dos seus direitos como cotistas.
Essa semana estava discutindo com amigos também investidores e falávamos das nossas opiniões sobre esse mercado de FIIs. Recentemente tive acesso a um informativo interno de uma corretora justamente falando positivamente sobre a evolução do comportamento dos investidores desse tipo de ativo. O comentário ressaltava que com o passar dos meses, via-se uma maturidade crescente do mercado. Essa conclusão surgiu principalmente analisando-se as oscilações do mercado, movimentos de compradores, vendedores....
Porém, quando debatíamos essa semana sobre o mercado, a nossa opinião não é essa. Vejo ainda um mercado um tanto imaturo que toma decisões de manada. Temos visto algumas quedas recentes que fazem pouco sentido. Vejo um volume grande de investidores vendendo um fundo pois a forma de distribuição foi alterada. Veja bem, estou falando mais especificamente do XPGA que nem tenho em carteira. Para mim a decisão que a CVM tomou está acertadíssima e isso não traz nenhum problema ao fundo nem ao cotista. O problema é que pela falta de maturidade, vende-se um papel por ele pagar menos 1 ou 2 meses. O próprio FEXC, que sabemos ter uma sensibilidade grande ao IGPM. Ora, se esse indicador está negativo, obviamente o rendimento será menor. Ponto. Sem stress. Todos sabemos que no médio prazo o IPCA e o IGPM andam juntos! O que o pessoal faz..quando ganha pouco, fica nervoso e vende. Os mais tranquilos agradecem.
Vejo muitos questionamentos e debates por nada.
Muita perda de energia.
Não quero aqui entrar em debate se fundo X é melhor que Y. Mas sim comentar um pouco sobre as incoerências do mercado.
Por ser um apaixonado por esse tipo de investimento, esse amadorismo do nosso mercado (por mais que seja bom para mim, pois consigo comprar mais cotas compreço melhor) me deixa um tanto frustrado.
Abraço e bons investimentos a todos.

20 comentários:

  1. O mercado de ações existe há muito mais tempo e o comportamento dos "investidores" é igual ou pior. De qualquer forma não entendi o "frustrado", só ganha dinheiro na bolsa quem sabe o que está fazendo, justamente por causa da grande maioria de ignorantes que querem ganhar dinheiro fácil. (ignorantes no assunto investimento).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq preferiria que houvesse uma oscilação melhor embasada.

      Excluir
  2. Concordo com tudo dividendos! Vejo um comportamento ainda imaturo dos investidores de fii... o próprio mercado ainda não encontrou uma maneira coerente de precificar os fundos e segue muito mais o movimento da taxa de juros do que o movimento dos preços dos imóveis, o que seria muito mais coerente... de qualquer forma, os fundos imobiliários representam um tipo de investimento ainda pouco conhecido pela maioria dos investidores... aos poucos o mercado vai se consolidando... concordo com o Anônimo também... sempre haverá movimentos irracionais na bolsa de valores e com os fii's não é diferente...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que existe a manada, santa manada!

    ResponderExcluir
  4. concordo dividendos... eu particularmente comecei a olhar pra xpga justamente agora que todos estão querendo vender... mesmo c os alugueis mais baixos temporariamente...

    ResponderExcluir
  5. Muito divs... omprei mais ao perceber q o IGPM ta negativo, provável medida eleitoreira.....

    ResponderExcluir
  6. Antes de colocar dinheiro em qualquer tipo de investimento, é importante que se tenha um objetivo bem claro e que se faça o devido controle de risco.

    Do contrário, a pessoa acabará operando cotação, comprando/vendendo baseada unicamente no calor do momento, e isso só aumenta a possibilidade dela cometer alguma barbeiragem.

    Como atitudes irracionais não fazem distinção de ativos, um fenômeno semelhante vem penalizando também as ações da Cielo nos últimos dias, este decorrente da aprovação por parte do Senado de uma proposta de Decreto Legislativo, aquele que possibilita ao vendedor fazer distinção dos meios de pagamento oferecidos ao consumidor.

    Não sei o que ocorre nas grandes cidades, mas no interior este desconto é bastante comum. Muita gente ficou sabendo que se tratava de prática abusiva - e algumas acabaram inclusive conhecendo o termo 'prática abusiva' - graças à divulgação extensiva desse tema por parte da imprensa.

    Na dúvida, muitos vendem o ativo no que consideram ser o topo histórico do mesmo. Como se a empresa fosse fechar assim que o Decreto Legislativo for publicado no Diário Oficial...

    Por essas e outras, Dividendos, só nos resta observar o que se passa e, nos sendo conveniente, tirar proveito das oscilações.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ótima explicação. Estive interessado em XPGA e estou comprando aos poucos.
    Abraço,
    Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Caio
      Realmente o XPGA esta com preco muito interessante.
      Abraco

      Excluir
  8. Dividendos, as pessoas sao muito imediatistas. Ve-se outras vezes ganância. Estratégia, para muitos e da boca para fora. Creio também que muitos ficam aoavorados porque nao diversificam. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Gostei de sua reflexão, Dividendos, parabéns.
    Mas puxa vida, o rendimento do FEXC tinha que cair justo esse mês quando eu começo a receber rendimento? Que lástima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, pagou pouco mesmo.
      Estou curioso pra ver quando o IGPM der acima de 0,5%.
      Vamos acompanhar os proximos capitulos.

      Excluir
  10. Grande Dividendos.
    Eu ainda estou atrasado... quero investir em FIIs, mas até hoje não encontrei um bom material para me ajudar na decisão de qual investir (ando com outras prioridades também).

    Tirando Teztner, existe algum outro site que seja referência?
    Sinto falta de um site no estido do fundamentus...

    Agora... acho engraçado esse "apavoramente" como você disse. A maioria do pessoal que possui imóvel sofre para aluga-los. Em geral, ficam alguns meses sem inquilinos. Aqui mesmo na minha rua tem um monte...
    Fico imaginando os donos, sem receber os "proventos". Nem por isso se desesperam. Nesse sentido, uma carteira de FII, diversificada, é um espetaculo!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MF
      Me manda um e-mail para
      blogdividendos@hotmail.com que te mando um material que tenho.

      Excluir
  11. Dividendos, bom dia!
    Primeiramente gostaria de dizer que tenho acompanhado seu blog há um tempo, e o seu e de mais algumas pessoas me motivaram a iniciar o meu também. Se você pudesse me adicionar a sua blogroll ficaria honrado. Obrigado desde já e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Dividendos, o que seria esse "EMPRESTIMO" em sua carteira de investimentos? Você faz um empréstimo no banco, e o investe?

    Conheci o blog hoje, e vejo que teve início em 2012, mas desde quando você vem traçando seu caminho para a independência financeira?

    Obrigado,
    Junior.

    ResponderExcluir
  13. A FR Promotora está pagando pessoas para trabalhar como divulgador ativo para trabalhar em casa, não é necessário experiência, se cadastre aqui nesse link: https://www.frpromotora.com/45123367 WhatsApp : (062) 9175 4507

    ResponderExcluir
  14. Concordo contigo. Pessoal olha apenas a rentabilidade do momento e esquece que a aquisição do FII deve-se levar uma série de fatores tão ou mais importante quanto a rentabilidade, como qualidade dos imóveis, diversificação e principalmente os inquilinos em se tratando de FIIs de tijolo.

    Fazendo uma analogia ao mundo dos imóveis, se for comprar um imóvel visando apenas o valor do aluguel, sem olhar o ponto e possíveis inquilinos, certamente vai acabar levar ferro e é isso mesmo que tem ocorrido com a grande maioria que investe em FIIs hoje em dia.

    ResponderExcluir