quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Long & Short

Olá Pessoal
Recentemente comecei a fazer algumas operações em LS, e como eu vi que isso praticamente nao e' comentado nos blog de finanças, resolvi vir e explicar um pouco.
Como o próprio nome sugere, long quer dizer comprado e short vendido. Basicamente essa operação visa tirar distorções do mercado em ações do mesmo setor ou no mesmo papel. Como assim?
Seguem 2 exemplos práticos. Historicamente as ações ON e PN de uma empresa tem uma simetria de valores ( quando dividimos uma pela outra, o valor eh sempre muito parecido), porém e' comun acontecer desvio nesses valores, e e' ai que entramos comprando uma e vendendo ( no mesmo financeiro a outra) e monitoramos ate que essa distorção seja desfeita automaticamente pelo mercado.
Quando desfizermos a operação, ganhamos a diferença entre o que montamos e o que saímos. Ex: vale3 e vale5, bbdc3 e bbdc4...
Outro exemplo sera em empresas de um mesmo setor que apresentarem perspectivas contrarias. Também entramos comprados na de bons fundamentos e vendidos na de maus fundamentos e definirmos um ponto de entrada.
Vejo algumas vantagens nessas operações, principalmente a nao necessidade de capital, pois uma vez que entramos comprando e vendendo no mesmo financeiro, precisamos ter apenas garantias em custodia. Outro ponto interessante e' que essas operação sao adirecionais com relação a bolsa, ou seja,  podemos ganhar com a bolsa subindo ou caindo.
Espero que a explicação tenha ficado clara. Encerrei semana passada meu ultimo LS, pretendo postar o próximo em que eu entrar para acompanharmos a evolução.
Bons investimentos.

4 comentários:

  1. Olá.

    Será muito bom acompanhar as suas operações Long&Short.

    A operacionalização da estratégia é simples, mas como em toda operação de arbitragem, existem grandes riscos e os custos muitas vezes não compensam para o pequeno investidor. Algumas vezes, vejo esta operação partindo para a especulação, ou seja, fechando-se apenas uma das posições. Outras vezes, o que é dito Long & Short não passa de uma operação casada: venda descoberta e compra de outro ativo.

    Bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá G65
      Com certeza irei postar.
      Para os custos nao inviabilizarem a operação, muitas vezes e' necessário entrarmos com financeiro maior.
      Abraço

      Excluir
  2. sera verdade? ou isso e como aquela operacao vendida de hrtp3 que depois vc desmentiu?

    ResponderExcluir