sábado, 1 de setembro de 2012

Atualização Agosto 2012

Olá pessoal
Segue atualização dos meus investimentos financeiros do mês de Agosto 2012.

Empréstimos: R$ 100.000,00
Previdência Privada: R$ 180.960,00
Ações e FII: R$ 783.630,00
LCI: R$ 72.592,00
Poupança: R$ 12.189,00
Total de investimentos: R$ 1.149.371,00

Dividendos recebidos:
Juros sobre empréstimos: R$ 1.500,00
Alugueis sobre sala A: R$1.200,00
Alugueis sobre sala B: R$ 1.200,00
Dividendos de FII: R$ 4.668,00
Dividendos sobre ações: R$ 775,00
Total de dividendos recebidos: R$ 9.343,00
Meta para IF: R$ 15.000,00

Considerações gerias:
Conforme postei anteriormente os aportes foram de R$ 30.350,00. A rentabilidade da carteira foi de 3,84% ou R$ 41.432.00 (desconsiderando os aportes), o que considero um excelente resultado. Conforme foi ja foi discutido em outros blogs, depois de um certo período de acumulação, a rentabilidade passa a seu um fator fundamental.
Os dividendos em FII continuam crescendo num volume que considero ideal para que num médio prazo eu consiga minha IF. Efetuei algumas alterações na minha carteira esse mês em função da subscrição da XPGA, a qual considerei um belo negocio.
Para esse mês estou de olho na subscrição que deve ocorrer com BCFF.
Nos próximos posts irei atualizar meus gráficos de desempenho bem como divulgar a carteira atualizada.
Bons investimentos a todos.

37 comentários:

  1. Parabéns, Div! 3,84% é excepcional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Max
      Sim, eh um percentual muito bom. Esses ultimos 2 meses foram bem positivos.
      Abraco

      Excluir
  2. D+ o rendimento! Parabens :o)
    Os aportes então, nem precisamos comentar, maravilhosos!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dona Ostra
      Confesso que a rentabilidade veio acima do esperado. Mesmo com a queda das eletricas aos 45 do segundo tempo.
      Com relacao aos aportes...sigo repetindo a palavra de ordem: disciplina, disciplina e disciplina.
      Abraco

      Excluir
  3. Enfim, não há mais nada a dizer, 70mil reais ganhos em 30 dias... é o sonho de muitos que aqui estão hehehe

    Muitos parabéns Dividendos, já já chegas nos 2 Milhões!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Forreta/SM e ID
      Obrigado pelos comentarios.
      Realmente nao posso me queixar desse mes. Se todos forem/fossem assim, nossa jornada seria beeeem mais facil.
      Fico contente pois acho que a estrategia vem dando certo.
      Grande abraco

      Excluir
  4. Olá Dividendos.
    Parabéns pela bela carteira construída e principalmente pela disciplina.
    Se puder informar, poderia me dizer quanto de sua carteira de RV-FII, está alocado em FII? Tenho pensado bastante em entrar em FII, mas tenho receio da pouca liquidez desses fundos na Bolsa. Se tivermos um susto no setor imobiliário, o efeito manada pode complicar a saída desses ativos. Como você administra esse risco? E por ultimo, apesar da "intervenção branca" (p/ não falar outra coisa...) do governo no setor elétrico e do desastroso pregão de ontem (minha carteira sempre esteve concentrada em elétricas e minha carteira derreteu), não lhe parece que o impacto nas elétricas está demasiado? Quem está comprando certamente não pensa que, por exemplo, uma Cemig que é bela empresa vá ruir nos próximos meses..não acha?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola TPV
      Vamos por partes (como diria Jack o estripador)...
      Da parte alocada em RV, cerca de 85% esta em FII e 15% em acoes. A parcela em acoes era ainda maior mes passado, mas por conta da subscricao, acabei por diminuir ainda mais esse %. Provavelmente mes que vem ainda caia mais um pouco chegando no limite de 10% da RV em acoes. Mais perto do final do ano devo reiniciar as compras de acoes. A baixa liquidez realmente eh um ponto preocupante que infelizmente nao tem como solucionar. Procuro estar sempre atento aos movimentos e em dia com as leituras, mas com certeza eh um ponto negativo a ser considerado.
      Acho que o impacto nas eletricas nao esta demasiado. Nao estamos falando de um balanco que veio ruim, estamos falando de uma nova politica que acredito que causara uma boa mudanca nos lucros dessas empresas. Essas intervencoes sempre aconteceram, e vao continuar acontecendo. Essa eletrica em particular, eu, pra ser sincero, nao critico muito o governo, pois se a ideia eh diminuir o valor da energia pago pelo consumidor, a intencao nesse caso eh nobre. Temos que ter cabeca aberta para enterdermos algumas situacoes. Se as familias de baixa renda, bem como as empresas que geram empregos tiverem possibilidade de pagar menos pela energia eletrica, mesmo que isso interfira nos lucros e dividendos pagos dessas companhias eletricas, acho que deve ser feita essa mudanca.
      Abraco

      Excluir
    2. Oi Dividendos.
      Concordo com você. Eu como investidor de ELPL4 fico chateado com essas intervenções do governo, mas como cidadão acho importante pra população.
      Parabéns pela rentabilidade.
      Abraço

      Excluir
  5. Excelente dividendos. Forte fluxo de caixa e muito boa rentabilidade. Parabéns, amigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Dividendos!

    Muito boa a rentabilidade, uma das maiores que vi até o momento, pode-se observar claramente seu amadurecimento como investidor tanto nos textos quanto nas escolhas dos ativos, parabéns de verdade!
    Sua rentabilidade já está maior que o aporte, veja como ela é extremamente importante e logo nem precisará mais aportar :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI
      Obrigado pelo comentario. Realmente parece que a carteira esta num processo de maturacao. a rentabilidade esta boa, os numeros veem crescendo... Os aportes infelizmente continuam sendo importantes, visto que minha IF depende do fluxo de caixa, e para esse aumentar, sao necessarias mais quotas, nao a valorizacao delas. No meu caso aportes e rentabilidade andam bem juntos nas suas importancias.
      Talvez esse mes eu suba algumas posicoes no seu ranking :)
      Abraco

      Excluir
  7. Amigo, ainda sou meio iniciante no meio e fiquei com uma dúvida: o que seria exatamente essa "subscrição" de determinado fundo imobiliário? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rodrigo
      Sao lancamentos extras de quotas no mercado para captacao de mais dinheiro por parte das empresas. Nesses aumentos, o investidor que possui quotas da empresa em carteira, tem direiro a subscerver (comprar) uma quantidade limitada e pre-determinada de papeis a um preco mais baixo do que o mercado vem praticando.
      Acho que basicamente seria isso.
      Abraco

      Excluir
  8. Dividendos,

    Mais uma vez recorro a sua experiencia! Tenho algumas cotas do BCFF11B (apenas 40) e gostaria de saber como fazer para participar da subcriçao e tentar pegar um preço melhor?!? (

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é empresário? aportar 30K por mês é foda....

      Excluir
    2. Ola Quarius
      Os numeros finais da subscricao do BCFF ainda nao sairam, mas o mercado esta falando que o rateiro sera de 35% sobre a quantidade de quotas em carteira e o preco seria de R$100,00. Mas conforme comentei, isso ainda nao foi oficializado. Para participar tem que entrar em contato com a sua corretora.
      Abraco

      Excluir
    3. Ola Anonimo
      Quem me dera se eu fosse empresario.
      Sou trabalhador assalariado.
      Abraco

      Excluir
  9. Fala D. Rapaz, não tenho comentários. 70K é bom mesmo. O Me2013 tá quase lá. Parabéns pelo rendimento e aporte. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Investidordinanceiro.
      Realmente a valorizacao da carteira esse mes foi fantastica. Vamos ver como se comportam os proximos meses.
      Abraco

      Excluir
  10. Ola,

    Qual vantagem vc ve na previdencia privada?
    Esses valores ja estao descontados do IR?

    Grato,

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ricardo
      O previdencia privada eu faco por 2 razoes bem simples. Primeira eh a diversificacao e a segunda eh porque quero uma renda vilalicia depois de um determinado tempo proveniente de uma gestora que nao seja eu mesmo.
      Vantagem propriamente dita eu nao vejo nenhuma.
      Abraco

      Excluir
  11. Caro,

    1 - Pq vc nao coloca o valor patrimonial das salas que vc aluga na conta? Pq sem eles sua conta do Yield fica superestimada para cima, afinal assim vc tem um patrimonio contabilizado por R$ 0,00 que te gera R$2400,00 por mês.

    2 - Não pensa em investir em mais salas comerciais?

    3 - WPLZ vai abrir subscrição também, se interessar.

    Ademais, parabéns pelo fluxo de caixa regular, isso é importantíssimo. Imagino que para precisar de 15K para IF vc deve ter filhos, e conseguir IF antes dos filhos saírem de casa é algo maravilhoso.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo
      Obrigado pelo seu comentario.
      1- Nao coloco o valor das salas por simples definicao do que "abrir". Mas nao teria problema em divulgar. Sobre o valor do DY, eu acabo nao tendo um calculo de %, ou seja, isso nao influencia diretamente. Para efeito de calculo de rentabilidade da carteira, considero esses 2.4k como dinheiro novo para nao ter um rendimento "mascarado".
      2- Ate penso eu investir, mas isso seria pro ano que vem.
      3- Pensando seriamente em botar uns pilas, mesmo que ela esteja passando por um momento turbulento.
      Sim, esse fluxo de caixa bem estavel passa uma segurancao muito boa. Tenho filho bem pequeno e eh bom poder proporcionar uma condicao melhor a ele.

      Excluir
  12. Pra quem curte FII: Saiu hoje o IFIX, índice que mede o desempenho dos 44 fundos imobiliários mais negociados na bovespa. Em breve vai ter um ETF que replica esse índice, parece ser uma boa.

    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=IFIX&Opcao=0&idioma=pt-br

    ResponderExcluir
  13. olá Dividendos!

    Sensacional! parabéns pela excelente rentabilidade e ótimo crescimento da carteira.

    Cara, onde vc acompanha as notícias sobre subscrições? Não vi nada no site da corretora sobre o BCFF...

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Corey
      Obrigado pelo comentario.
      A subscricao do BCFF ainda nao foi oficializada. Por enquanto eh conversa de corredor mesmo.
      As demais eu recebo e-mails ou vejo no site da bovespa.
      Abraco

      Excluir
    2. Desculpe, mas não é conversa de corredor não, é pra valer:

      http://www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/download/Prospecto4_BCFF11B.pdf

      Abs

      Excluir
  14. Parabens pelo fluxo de caixa e investimentos. Meu sonho de carteira.

    Corey... Um site muito bom para seguir FIIs, noticias e subscricoes e o site do Tetzner.

    Diego

    ResponderExcluir
  15. Cara!

    Quem me derá ter um aporte destes um mês só. Heheehehe.

    Parabéns pela rentabilidade e pelos aportes.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário
      Valeu pelo comentário. Pode ter certeza que ninguém começa com esse valor em aporte.
      Os meus primeiros depósitos eram em torno de R$ 100,00 quando estava estagiando e ganhava um salário mínimo, e assim foi por um longo período.
      Abraço

      Excluir
  16. Olá dividendos, primeiro, você é O CARA! sou seu fã...
    desculpe minha santa ignorancia, mas como vc faz para ter renda com emprestimo? 100k = 1,5k mes?

    abs e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo
      Obrigado pelo comentário.
      Emprestei essa grana para um conhecido meu que estava ampliando o negocio dele e tinha dificuldade de conseguir dinheiro na praça.
      Pretendo pegar de volta ano que vem.
      Abraço

      Excluir