sábado, 23 de junho de 2012

Uma palavra para motivar

Ola pessoal
Como jah foi escrito varias vezes em Blogs da nossa comunidade, o caminho rumo a Independencia Financeira eh longo e exige muita disciplina, leitura, dedicacao... Portanto eh mais do que normal que duante essa jornada, tenhamos momentos de desmotivacao ou mesmo de duvidarmos da nossa capacidade. Falo isso como exemplo proprio. Jah tive incontaveis momentos onde acho que nao vou conseguir ou que estou no caminho errado. Sempre que me vejo nesses momentos, procuro ler sobre exemplos de pessoas que conseguiram a tao sonhada IF e que comecaram de forma semelhante a minha.
Nao me considero melhor do que ninguem. Financeiramente falando, me falta muito conhecimento para aplicar meu dinheiro de uma forma melhor. O que pretendo eh contar um pouco da minha hstoria para mostrar que eh possivel sim conseguirmos mudar nosso destino.
Meus pais sempre tiveram uma vida bem simples. Mae professora e pai auxiliar de escritorio, ou seja, dinheiro acabava exatamente junto com o mes. Durante a adolescencia fazia sempre alguns bicos para conseguir alguma grana extra, apesar dos comentarios sempre negativos da minha mae sobre isso. Adorava o periodo das eleicoes pois entregava santinho e ganhava o suficiente pra comprar um sorvete no final do dia. Meu segundo grau foi em escola publica profissionalizante (tipo Senai). Logo apos o termino do curso comecei a estagiar e desde entaum a unica coisa que fiz foi tabalhar. Frequentei algumas cadeiras da faculdade, mas tinha muita difculdade em manejar os horarios, mesmo essa sendo noturna. Acabei desistindo no meio do caminho.
Lendo o Blog do Pobretao essa semana, essa ultima postagem dele foi uma das que eu mais gostei. Se posso dizer que alguma vez tive sorte, foi no meu primeiro emprego. Eu vi que se eu me esforcasse, seria recompensado. Talvez nem todas as empresas sejam assim, mas sempre que fiz um pouco mais, eu obtive crescimento. Para os que acham que as coisas vem facil, lamento em informar que comigo nao foi assim. Tenho uma lista de exemplos de sacrificos feitos, mas nao eh esse o intuito.
O que eu quero mostrar eh que eh possivel sim obtermos nossa tao sonhada IF. Quano mais disciplina e conhecimento tivermos, antes ela vira. No meu caso me faltou disciplina. Poderia estar melhor financeiramente, mas aprendi com meus erros.
Vejo muitos da nossa comunidade comecando desde cedo e com muita energia. Desejo que todos nos continuamos juntos nessa longa jornada dividindo nosas experiencias.
Abraco

14 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar conosco seu ponto de vista. É exatamente como o meu.

    Infelizmente sou um funcionário público de merda que não tem mais forças para seguir nos estudos.

    Você aí que é novo e cheio de disposição, caia pra dentro dos estudos como um morto de fome vai pra dentro de um prato de comida! Só a qualificação poderá render um alto salário e, como consequência, a IF chegará mais cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ze Mobral
      Tenho pouca experiencia com funcionalismo publico, mas acredito que seja um pouco mais complicado esse crescimento. Minha mae mesmo sendo professora do ensino publico se dedicou muito aos estudos e conseguiu algumas promocoes de cargo, mas nada comparado ao setor privado.
      Obrigado pelo comentario
      Abraco

      Excluir
    2. Dividendos, no serviço público vc só cresce fazendo concurso. E passando, claro... kkk

      Excluir
  2. Opa Dividendos,

    Sua história prova como a sociedade está querendo mudar, os estudos além de aumentar sua renda, irão te dar um destaque melhor e abrirão novas oportunidades de carreira, então não desista =D
    Estmoas juntos nessa jornada da IF.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Disciplina, eis a questão. Pois a maioria aqui não tem, e ainda mas quando vê o dinheiro crescer e da uma vontade louca de gastar, la no trabalho tem um cara que vive me gozando de que eu guardo dinheiro e que não vivo, elevtorra tudo com farra, mas esse mesmo cara vem sempre me pedir dinheiro emprestado, e mais uma coisa eu tenho apto próprio e ele mora de alugel, no futuro a conta dele virá.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lord
      Com certeza.
      Somos o resultado das nossas escolhas.
      Abraco

      Excluir
  4. Olá Dividendos!

    Muito bom o texto, é bem legal dividir nossas experiências e mostrar o cenário por trás da bola de neve, o que percorremos para formar a carteira e como tudo começou.
    Se quiser compartilhar a história gostaria de postar no blog do General Investidor =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI
      A troca de experiencias, tanto positivas quanto negativas, sao sempre validas.
      Pode compartilhar.
      Abraco

      Excluir
  5. Dividendos, interessante seu post. Eu também, como vc, defendo a visão que neste momento é necessário o sacrifício, seja ele qual for. Como diz um amigo e conselheiro que tenho : O plantio é livre a colheita é certa. Se plantarmos coisas boas só podemos colher coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camaleao
      Sim, sacrificio eh importante, porem repito que a chave eh disciplina.
      Eh soh ver quantos da nossa comunidade conseguem aportes constantes e seguem uma estrategia clara.
      Plante que os dividendos garantem.

      Excluir
  6. Oi Dividendos,
    legal a msg, "Quanto mais disciplina e conhecimento tivermos, antes ela vira."
    com certeza, dedicação, estudo, disciplina, arriscar um pouco, muito trabalho + esforço pessoal, tudo faz parte desse caminho, longo, porem gratificante :)
    beijão

    ResponderExcluir
  7. Dividendos, deixa eu tomar cuidado com o que eu vou escrever agora pois posso ser mal interpretado.

    Se vc gostou e se identificou com o post do Pobretão, vc precisa urgentemente parar e repensar a sua vida.

    Tenho que concordar que ele não falou nenhuma mentira. Tudo aquilo é verdade. Mas aí? O mundo é injusto. Ponto. O que vc vai fazer a respeito? Ficar reclamando? Fazer um blog para xingar o sistema? Sentar num canto e chorar?

    Eu não vou fazer nada disso amigo Dividendos. Eu vou me posicionar do lado vencedor.

    Vou procurar rentabilizar meu patrimônio. Com dinheiro no bolso, vc tem espaço de manobra para romper com situações que não funcionam.

    Vou abrir processo toda vez que eu me sentir incomodado e agredido.

    Não vou nem procurar subemprego humilhante. Entrei num emprego no serviço público na base. É um dos piores salários do orgão que trabalho. Mais prefiro ganhar pouco a ter que me humilhar.

    Espero ter ajudado. Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. É isso aí... Como dizia um personagem de Orwell...
    "Trabalharei ainda mais! Acordarei ainda mais cedo!"

    ResponderExcluir