domingo, 15 de abril de 2012

A importancia de todos na cadeia financeira.

Ola Pessoal
Quando criei o blog Dividendos, minha ideia era dividir minhas experiencias e dificuldades financeiras bem como tambem aprender com os demais. Leio os demais blog na nossa "comunidade" quase que diariamente respeitando e tentando nao julgar os comentarios e opinioes.
Porem, como ultimamente a quantidade de postagens com cunho critico (sim, a maioria das postagens eh bem critica) para as pessoas que gastam boa parte ou todo o salario da forma diferente da que julgamos correta, resolvi fazer minha primeira postagem onde o foco nao eh mostrar minha situacao financeria ou minhas compras efetuadas.
Realmente existe uma grande parte, se nao a maior, do povo que literalmente torra todo o salario com compras ou atividades muitas vezes descessarias. Sim, podemos dizer que sao desnecessarias, pois excluindo-se a alimentacao e alguns panos para cobrirmos o corpo o restante pode-ser considerado descartavel. Porem, gracas a Deus esse pessoal existe. Gracas a essas pessoas eh que a econimia continua a crescer. Na verdade vou ate mais longe, essas pessoas sao mais importante para a economia mundial que eu e muitos daqui da nosso grupo. Se pego o meu salario (como muitos daqui fazem) e gasto apenas o necessario, apenas com compras realmente importantes e com toda a parte que sobra (que eh maior que a que foi gasta) compro ELPL4, nao estou gerando bem algum a economia. Estou sim fazendo um bem grande, mas somente para mim. Nao estou gerando emprego, nao estou contribuindo para o crescimento de nenhuma atividade ou empresa. Muitos daqui podem nao concordar, mas considero que na verdade eh isso que acontece. Podemos nao iludir que ajudamos sim, uma vez que comprando acoes de empresas, elas podem crescer e assim querar mais empregos. Engano. Se elas pensam e vao crescer, se elas pensam em abrir capital, nao eh por nossa causa. Eh devido as pessoas que sao muito criticadas por gastarem seus salarios com bugigangas ou  com atividades consideradas idiotas. Sao esses ''idiotas" que gastam grandes somas no carnaval, pascoa e demais feriados captaistas que fazem a economia continuar crescendo. Sao os "babacas"que compras i bostas ou que compram carro novo que quem criam empregos.
Nao compro i bostas, nao gasto exorbitancias  noa feriados, nao compro carros novos nem gastei exorbitancias no meu casamento, mas tenho ciencia que sao essas pessoas que fazem a econimia girar e continuar crescendo. Por isso nao as critico e rezo para que elas continuem assim. Se soh existissem pessoas como eu, tenho certeza que o mundo nao seria tao porspero quanto eh hoje.
Abracos.

25 comentários:

  1. Pessoalmente acredito que somos importantes sim, Dividendos.

    O Brasil não cresce mais justamente por não termos poupança interna e temos que pedir dinheiro lá fora ou simplesmente não crescer.

    Agora, tenho que concordar com vc que os perdulários são importantes também e que não deveríamos xingar tanto esse povo.

    Mas também não temos obrigação de elogiar esse bando de gastões... kkkkk

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha uma grande diferenca entre nao elogiar e criticar.
      Tomar dinheiro emprestado eh a coisa mais facil que um governo consegue. Essa com certeza nao eh a razao para o nosso nao crescimento.

      Excluir
    2. Mas não adianta só o governo tomar dinheiro emprestado. Para haver crescimento, o dinheiro tem que estar abundante e barato para todos. Para o governo, empresas e população em geral.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Dividendos!

    Eu penso da mesma forma, fiz um comentario recentemente sobre esse tema ao ler uma crítica dessas em outro blog. Nos relamentes precisamos dessas pessoas, pois somos sócios das empresas onde elas gastam seu dinheiro. E não é de bom tom "descer a lenha" em nossos clientes!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá BV

    A minha crítica a estes consumistas se sustenta em 2 vertentes: Primeiro o cara se endivida pra comprar essas coisas e se exibir pros outros. Se endividar é a coisa mais estúpida que existe.

    Segundo, o cara reclama da vida, fica o dia inteiro preso numa cadeira e computador, trânsito, vida ruim mas não faz nada pra mudar e ser milionário, ele gasta é mais e mais com objetos ibostas para suprir o vazio.

    Também há de se ter cuidado que o consumismo trás. Basta ver o que ocorreu nos EUA e no Brasil li agora que a inadimplência bateu um recorde de setembro de 2009. Tudo irresponsabilidade da galera.

    Mas você tem razão em um ponto: Pra eu ser rico é preciso que esses caras continuem se dando mal e consumindo que nem loucos, ou seja, nem todos podem sair da ilusão da corrida dos ratos e ver a luz. É necessário existir os ratos para que nós conseguirmos sair dessa vida.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pobretao
      Respeito muito sua opiniao, porem o consumismo eh fundamental. Claro que eh dificil se achar o ponto certo entre consumir e poupar, justamente por serem coisas totalmente opostas.
      Se os nossos amigos Americanos nao fossem tao loucamente consumistas, acho que a metade das empresas que conhecemos nao existiriam hoje. Eles conseguem se individar alavancado...e tomara Deus que continuem assim.

      Excluir
  4. BV coloque um blog roll com os blogs da galera aí.

    Vai turbinar mais seu blog e trazer mais opiniões e conhecimento a você.

    ResponderExcluir
  5. Tinha um primo meu que trocava de celular de 6 em 6 meses era celular de 1500, tudo parcelado, esses valores eram de 7 anos atras imagine se fosse hoje, só tive 3 celulares até hoje, 1º comprado em 2005 por 99,00; o 2º comprado em 2007 por 249,00 so troquei ele agora em dezembro de 2011 por um galaxy. Muita gente compra por impulso, eu só compro por nescessidade.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por causa do teu primo que as empresas em que investimos continuam crescendo e /ou pagando dividendos.

      Excluir
  6. Falei sobre isto em um post no meu blog também, a nossa liberdade financeira virá através do fomento do consumismo e juros na classe que não tem dinheiro, e só assim podem consumir.

    É isto ai.

    ResponderExcluir
  7. É preciso haver muitos pobres para haver poucos ricos.Um dos meus professores me disse isso e eu nunca esqueci.
    Você disse praticamente a mesma coisa,mas em mais detalhes.
    Espero que sejamos alguns dos poucos ricos!;)

    ResponderExcluir
  8. Esse é um dos pilares do sistema capitalista.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  9. Dividendos, ambos os lados são importantes, os que guardam e investem e os que consomem, se a pessoa quer gastar, que gaste, quer consumir, beleza, não vejo problema algum, assim move a economia e é como funciona nosso mundinho capitalista, eu mesma consumo as vezes e não vejo nada de errado nisso, aproveito a vida mas tb economizo/invisto, mas o que não suporto são os que gastam o que não tem, devem ate´não poder mais e vem reclamar na minha orelha! Aí já é demais né? Que ao menos não reclame então :)

    Mas de qq forma acho super valida essa troca de ideias, um pouco de reflexão para todos nós é sempre legal, são varios pontos de vista diferentes e todos com o mesmo objetivo, que é uma vida tranquila no futuro, sentia falta de conversar com pessoas que pensam dessa forma :)
    beijão, bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ostra
      Com certeza eh insuportavel reclamacoes de pessoas que gastam o que nao tem, bem como tambem eh insuportavel a reclamacao de pessoas que soh poupam e reclamam que a vida eh ruim. Acho que como qualquer coisa na vida o equilibrio eh fundamental, porem eh dificil de ser atingido. Eu jah vi e conheco pessoas dos 2 lados dessa moeda e a vida de ambas nao eh boa.

      Excluir
    2. qualquer um que só reclame é um porre :P

      Equilibrio é tudo sempre, as vezes dá p conseguir, dificil é mante-lo :) tem que economizar, mas tem q gastar tb para aproveitar a vida, senão a pessoa não vive e se revolta com os q estão vivendo, assim como os que gastam demais se revoltam com os que pouparam e estão com vida tranquila.

      Que vivam da forma q escolheram. Não gosto muito de ficar olhando o que os outros fazem ou deixam de fazer, se não me incomodarem com as reclamações ou pedindo dinheiro, já está ótimo.

      Excluir
  10. Olá BD, o que esta achando da ELPL4?

    Esta caindo mto forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcelo
      Como eu acredito na empresa, considero essa queda uma oportunidade de comprar mais barato.
      Devo adquirir mais uns lotes durante os proximos dias.
      Abraco

      Excluir
  11. Ola Dividendos,

    Os que gastam, os que gastam mais do que podem e os que investem são importantes, basta imaginarmos que tudo não passa de uma cadeia alimentar xD, onde na piramide você quer estar?

    Também concordo com a Etta, o equilibrio é muito importante, algumas vezes de dou o luxo de fazer uma viagem um pouco mais kra, ou comprar algo que estou em mente a algum tempo, afinal o dinheiro serve pra duas coisas...trazer mais dinheiro e felicidade, ou algo parecido para alguns.

    Como diria Woody Allen: "O dinheiro não traz felicidade, mas dá-nos uma sensação tão parecida que só mesmo um especialista é que conseguiria distinguir a diferença."


    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caca Niquel
      Realmente a grande sacada eh o equilibrio. Muitas vezes me pego poupando valores que nao vao fazer qualquer diferenca no montante e acabo me privando de coisas que gosto.
      abraco

      Excluir
  12. Pessoal, criei um Google Group, para nós debatermos, trocarmos experiências e centralizarmos as informações.

    O endereço é: http://groups.google.com/group/investidoresblogueiros?hl=pt.

    Como é um grupo privado, para receber o convite, eu preciso convidar por e-mail.

    Participem, me envie um e-mail pedindo filiação para eu cadastrar vocês.

    cariocainvestidor@gmail.com


    Vamos trocar informações.

    Sucesso e abração.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. MUITO BOM SEU POST DIVIDENDOS, PARECE QUE FINALMENTE UM DOS INVESTIDORES SENSÍVEIS APARECEU!!!EQUILÍBRIO É TUDO, CONCORDO COM VC, E É NO DIA A DIA E NA PRÁTICA QUE DESCOBRIMOS ISSO!!!NADA PODE SER AO EXTREMO!!VOU ME INSPIRAR EM SUAS PALAVRAS E BUSCAR ESSE EQUILÍBRIO!!!UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola PR
      Obrigado pelo seu comentario.
      Fico feliz em saber que contribui com algo positivo.
      Abraco.

      Excluir
  15. Ressuscitando esse post ahah

    Achei sensacional essa sua visão.

    Brasileiro na Arabia,
    http://brasileironaarabia.blogspot.com

    ResponderExcluir