Espero que todos estejam bem.
Fazia um bom tempo desde que não adicionava uma nova posição na carteira. Resolvi iniciar as compras num fundo de lajes corporativas pois minha exposição nesse setor ainda é baixa. Optei pelo PVBI11 pois pelos relatórios que eu li ele se enquadra bem no que busco para esse tipo de posição (qualidade e não yield).
Vou começar comprando pouco e se a cota não subir muito nas próximas semanas/meses, deve ser o destino de parte dos recursos.
Reitero que essa não é uma recomendação de investimento. Cada um deve fazer suas próprias escolhas.
Sobre o ranking, como a adesão foi baixa, deixarei de lado por enquanto esse trabalho.
Abraço e boa semana a todos
Comprei MFII11 a R$73,00 e a cotação disparou, esse mês vou tentar comprar mais na casa dos R$85,00 .
ResponderExcluirEnquanto a Selic estiver nas alturas ainda é um ótimo negócio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho me questionado sobre os fiis serem bons investimentos no longo prazo. Vemos os fiis como uma alternativa ao aluguel tradicional, comprar um imóvel e alugar e terceirizar ou na a gestão e receber ali seus 0,4%, 0,5% am. Os fiiis por sua vez, vão variar, mas na média, vão pagar algo entre 0,7% a 1,xx% am, livre de impostos. A principio, olhando a rentabilidade e o esforço de se gerir um imóvel próprio, o fii parece muito atrativo, porém, o meu incomodo em relação aos fiis é basicamente em relação ao valor das cotas no tempo. Eu sou um investidor de longo prazo, meu objetivo é usar essa renda no futuro pra viver dela, se meu principal que é a cota não valoriza, meu patrimônio tende a sumir no tempo, principalmente por conta da inflação. Quando adicionamos essa variável na equação os fiis perdem de longe pra um imóvel tradicional e pra uma infinidade de outros investimentos. Pra contextualizar, vou citar o exemplo o knri11, o fundo existe desde 2010, ele tem uma boa administração, bons imóveis, porém de 2010 até hoje a cota de valorizou míseros 35%. Moro no interior, e nesse período imóveis bem localizado a valorizaram 300%, imaginem imóveis em grandes centros, que esse e outros fiis possuem, a valorização deve ter sido maior, se consideramos o ipca(que sabemos tb não reflete toda inflação do período) a valorizacao foi de 135%, enfim, eu ate acho entendo uma certa volatilidade no valor da cota do fii no curto prazo, mas no médio/longo o valor da cota deveria perseguir o valor do patrimônio e nao é isso que eu vejo no tempo, o próprio ifix subiu 108% desde 2012 e sabemos que no período imóveis valorizaram mais do que isso, repito, eu comprei um imóvel no interior por 245 no final de 2017, vendi no final de 2022 por 420 e hoje esse imóvel deve beirar os 500k. Enfim, fiis me parecem bons talvez pra quem administra ou pra quem faz uma administração ativo da carteira, comprando e vendendo, mas vejo riscos nesses giros.
ResponderExcluirBW, exatamente isso aí mesmo.
ExcluirEm fiis, o retorno vem dos rendimentos.
Esquece valorização da cota. Fii não é ação. Não vai valorizar igual.
Valorização, se vier, é mínima. Aquém da inflação.