segunda-feira, 25 de julho de 2022

Necessidade de "regras"

 Boa tarde pessoal,

Quem me acompanha aqui na nossa comunidade sabe que procuro somente postar questões de ordem financeira (mais especificamente sobre meus investimentos) e de forma bem resumida por ter pouco tempo e paciência.
Porém tem um ponto que acompanhando as conversas de amigos e talvez um pouco que vejo por aí percebo que - na minha modesta opinião - deveríamos ter uma receita de bolo para questões financeira da nossa vida, a fim de guiar as pessoas.
Não cabe a mim julgar se fulano ou beltrano estão certo, mas acho que em muitos casos falta uma orientação para que as pessoas consigam ter uma dinâmica financeira melhor e também para servir de referência. 
Digo isso pois muitas vezes vemos distorções grandes de consumo das pessoas e acho que isso muitas vezes acontece por justamente não termos um padrão para comparação.
Por exemplo, uma pessoa soleira com X idade que ganha Y de salario deve poupar tanto por mês. "Pode" ter um imóvel de X vezes do salario ou mesmo um carro de Y vezes o salario. Especialmente nesse era de Instagram onde muitos fazem as coisas pros outros olharem.

Conheço varias pessoas que tem mais $ em carro do que investido. Que gastam mais com viagem que com a aposentadoria. Ontem mesmo assistindo o Fantástico tinha uma reportagem de gente pegando empréstimo em banco para fazer festa de casamento (oi?). Parceiro, se tu não $ pra fazer essa festa, é talvez pq ela seja acima do teu padrão. Qual o problema de fazer uma festa simples, andar com carro simples ou jantar em restaurante simples? O que está acontecendo com esse mundo?

Novamente, não cabe a mim julgar como cada um conduz sua vida, mas acho que muitos estão indo por um caminho complicado e não estão percebendo.

Vamos acordar!
Abraço

9 comentários:

  1. Isso é falta de educação financeira básica. Acho que aos poucos isso está mudando, graças a internet, as pessoas que se interessam em estudar estão aprendendo as noções básicas de finanças, alguns canais do youtube como a Nath ajudam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente acho que está é piorando muito...mas muito mesmo! Necessidade de mostrar pros outros está muito grande.

      Excluir
  2. Pelo título do post achei que tinha feito alguma estratégia para seleção de empresas boas pagadoras de dividendos hehe

    ResponderExcluir
  3. Tem muito ego nisso tudo. Eu observo que as pessoas em geral são egoístas e se preocupam demais com a aparência e com o status quo. Já vi diretor de empresa grande fazendo questão de que a empresa comprasse capsulas de Nespresso e outros mimos pra sala dele, mesmo a empresa passando por prejuízos e tendo que cortar vários custos, demitir gente, e por aí vai. Puro ego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. E o pior é que o mercado no geral compra isso, aprova essas coisas.

      Excluir
  4. É a famosa corrida dos ratos, Dividendos.

    Viver com menos do que se ganha numa sociedade consumista é muito difícil, principalmente quando sabemos que a maioria esmagadora da população tem pouco ou nenhum conhecimento financeiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o conhecimento financeiro melhorou muito com a entrada de novos players no mercado. Porém essa necessidade de auto afirmação ganhou mais força.

      Excluir
  5. Concordo com você.

    O mundo das redes sociais se tornou o lugar onde você gasta toda a grana possível para conseguir uma boa foto ou um bom stories para os seguidores. Esses dias atrás vi um vídeo de um jogo do Palmeiras onde os torcedores ficaram de costas para o campo no momento de um pênalti decisivo, o motivo? Filmar a própria reação no momento do gol.

    Gente como que é possível uma pessoa abrir mão da magia de uma partida por um simples stories que vai sumir em 24 horas? Só para se aparecer.

    Conheço gente que não paga nem as contas e tá com PL negativo, mas não pode perder uma chance de ir nas férias para Natal ou Porto Seguro. Quem precisa de uma viagem para Natal? Ninguém. Se você não tem Patrimônio e está indo apenas para postar fotos no Instagram é um otário.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir