quinta-feira, 19 de maio de 2016

Fundos de Capital Estruturado - contratando taxas boas

Boa tarde Pessoal,

Pelo que andei olhando as postagens dos demais colegas da nossa comunidade de finanças, a maior parte dos assuntos gira em torno do mercado de ações e FIIs. Mesmo eu não estando na moda, queria dividir com vcs um produto que achei interessante que me foi oferecido e que li um pouco mais a respeito, trata-se dos fundos de investimentos de capital estruturado. Antes de começar, informo que esse tipo de investimento é para longo prazo. Listo abaixo as vantagens que eu vi:

 - Rentabilidade: nos 4 fundos que eu estudei, as rentabilidades ficam entre 123 e 130% do CDI (já descontadas as taxas de adm).
- Segurança: por questões de regulamento, o gestor desses fundos deve pulverizar as aplicações. Isso gera uma segurança extra, visto que mesmo que um dos investimentos venha a ter problema, a sua representatividade no total é ínfima.
- Baixa volatilidade: normalmente os fundos que se propõem a entregar rentabilidades diferenciadas possuem uma volatilidade grande (meses bons, médios e ruins) sendo que nesse tipo de fundo a rentabilidade é alta e constante.
- Longo período de investimento: nesse caso me refiro a possibilidade de contratarmos uma taxa e podermos carregá-la por longos prazos. Um grande problema que as vezes temos é que os investimentos vencem e quando vamos reaplicar, as taxas no mercado estão bem menores.
- Aportes mensais: outro ponto interessante é que enquanto o fundo estiver aberto, aportes mensais (na verdade eles podem ser diários) são possíveis. Com isso podemos ir aumentando nossa posição a medida que novos recursos ficam disponíveis.
- Acessibilidade: normalmente esses fundos são oferecidos somente para clientes private (acima dos Primes), sendo que nos dias de hoje investidores como nós (meros mortais) temos acesso.

Faço um paralelo desse produto com as famosas e queridas LCs. Nesse tipo de investimento eu consigo uma taxa igual ou muito semelhante podendo arrastá-la por mais tempo a podendo aumentar a posição com aportes pequenos a qualquer momento.

Abraço e bons investimentos a todos.

19 comentários:

  1. LCI tem FGC, esse fundo não. Tem CDB que paga isso com garantia. Tem que pensar bem se vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Vc pode me mostrar onde eu encontro CDB/LCI que renda acima de 125% do CDI e com carência inferior a 1 ano?

      Excluir
    2. Como não tem FGC é interessante não aportar um valor tão alto. Esses fundos permitem aportes numa faixa mínima de quanto?
      Essa renda fixa com taxas atrativas é uma boa opção, apenas as pessoas devem alocar recursos com bastante controle de risco para eventualidades.

      Excluir
    3. Acho que é mais uma questão de estar ciente da liquidez do que pelo risco.

      Excluir
    4. Aporte inicial de 25k e depois pode alocar a partir de 1.000

      Excluir
  2. Dividendos, por acaso vc está comentando sobre FIDCs? Pois se for, eu adicionaria mais um aspecto na questão da segurança, que é a divisão entre cotas (mezanino e sênior), sendo que ao pequeno investidor, em 95% das vezes, são disponibilizadas apenas cotas sênior, que são as que possuem menor risco, pois, em caso de calotes, as cotas mezanino vão absorvendo os defaults primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São estruturas muito parecidas dom os FIDCs, que também tenho um pouco. Essa questão de cotas sênior e mezanino também possuem. Não entrei nesse detalhe pra não ficar muito técnico.
      Obrigado pela contribuição.

      Excluir
  3. Qd vc fala em longo prazo, são quantos anos mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais longo é D+360, então nem é tão longo assim. É o investimento para se colocar e "deixar".

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Oi Dividendos. Poderia ser mais explícito nos nomes de alguns destes fundos mencionados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repito a pergunta do guardião. Pode citar dois nomes destes fundos?

      Excluir
    2. Desculpe pela demora em responder, o que apliquei é o Exodus 90.

      Excluir
  5. Interessante, mas é bom considerar que rentabilidades acima do CDI normalmente vêm acompanhadas de riscos proporcionalmente elevados. É indispensável conhecer bem o fundo em que está investindo, sua composição, administrador etc.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Abri uma conta no Banco Safra..Investi no fundo Multimercado Galileo Especial...retornos consistentes e altos..bacana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anônimo,
      Não gosto de fundos que em 12 meses me dá 3 de rendimentos negativos. Isso mostra que a estratégia é extremamente volátil. Vários fundos que eram os queridinhos do mercado viraram os vilões pois o gestor passou a não "acertar" mais a mão. Falando em gestor, o gestor desse fundo saiu. Sugiro acompanhares de perto.
      Abraço

      Excluir
  7. Se é pra falar em fundos, na easyinvest tem o Artesanal credito privado fic fim, tem dado de forma consistente 134% do CDI, desde a fundação. Apenas um detalhe que você nao falou, tem que tomar muito cuidado na hora de comparar fundo de investimento de CDB. Para periodos de até 5 anos, o rendimento do fundo fica muito pior do que o do CDB, pois o fundo tem come-cotas, ou seja, imposto de renda cobrado a cada 6 meses... e o CDB tem imposto só no final, então você ganha muito rendimento em cima de dinheiro que depois vai pro imposto...

    ResponderExcluir
  8. Bons dividendos, pode adicionar meu blog na sua lista de relacionados? Estou na trilha da independencia financeira também... Obrigadão!

    ResponderExcluir