quarta-feira, 14 de maio de 2014

Juros futuros, debêntures, remuneração de renda fixa e algumas considerações.

Olá Pessoal,

Vou tentar escrever hoje sobre um assunto que até agora foi pouco comentado na nossa comunidade de finaças. Os efeitos dos juros futuros em alguns ativos de renda fixa.
O gráfico (semanal) abaixo é dos juros futuros de mercado . Como podemos ver, estamos numa clara inversão, onde o movimento de baixa está bem claro. E o que isso quer dizer?
Que gradativamente os títulos atrelados ao CDI terão rentabilidades cada vez menores. Junto a isso, cada vez mais os prêmios que vemos nas NTNs e Debentures tendem a ser menores. Para quem acompanha esse mercado de perto, deve estar vendo esse movimento claramente. É esse movimento dos juros futuros que faz com que as vezes as NTNs tenham rendimentos excelente de um mes ao outro. Para os que investem em debentures (Guardião do Mobral, eu e mais alguns poucos...) temos visto o mercado pagando ágios incríveis. Por exemplo, que entrou no IPO da Debenture da Santo Antonio Energias dia 05 desse mes, pode se desfazer do ativo com um ágio de 4,5%. Isso mesmo, mais de 4% em 10 dias. E isso tudo causado por essa queda dos juros.
 Essa mudança de mercado está muito clara no mercado secundário. Títulos lançados a 8% + IPCA são necociados hoje a 7% + IPCA.  Ou seja, a cada nova queda desse gráfico, maior sera o ágio para quem quiser se desfazer dos ativos e menor sera o premio que os novos investidores receberão.
Uma forma de se ganhar dinheiro com essa mudança, portanto, seria uma alocação em títulos pré-fixados, que no futuro terão também esse extra na saída.
Bons investimentos a todos


41 comentários:

  1. Dividendos, onde consigo acompanhar lançamentos futuros de debentures e como investir nos mesmos?
    Existe algum lugar que voce ve quando serao lancadas novas debentures das empresas?
    Voce investe neles por qual corretora?

    Acho dificil encontrar informacao sobre debenture mastigada igual existe sobre acoes/opcoes e TD por exemplo

    obrigao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem informações em alguns sites, como debentures.com, Cetip, CVM e Anbima.
      Se vc está começando, fica complicado saber o que eh bom, o que eh ruim. São leituras um tanto técnicas e longas.
      Invisto através do escritório que me assessora. Consigo comprar praticamente qualquer uma.
      Abraço

      Excluir
  2. Dividendos : vi esse gráfico por coincidência hoje cedo no site da minha corretora.

    Na hora lembrei de nossa Debênture da Sto Antonio e do nosso amigo Uó que comprou NTNB a 7% + IPCA (comprou bem hein amigo Uó?!)

    Mas fiquei na dúvida do porque está havendo essa inversão do gráfico. A situação do brasil não está melhor, continuamos com inflação, baixo crescimento, descontrole dos gastos públicos, etc.

    Sabe alguma explicação para essa queda?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele reflete uma percepção futura. Uma consequência de vários pequenos sinais. Estagnação do IPCA eh o principal deles.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Colegas,
      Creio, e aqui estou com o Finanças Inteligentes, que este movimento não tem muita sustentação. Nos próximos 12-18 meses é muito provável que esses juros estejam defasados.
      O IPCA não está estagnado, dividendos, pelo contrário, tanto que já se fala em pode ultrapassar o teto da meta. As projeções do BC para 2014 eram de menos de 6%. O cenário está piorando, se falarmos dos preços administrados então, a coisa só piora.
      Além do mais, o tapering termina esse ano, e os juros podem subir já no primeiro semestre de 2015 nos EUA. Sendo assim, as condições vão apenas piorando para a manutenção dessa taxa de juros.

      Por fim, pagar um spread de apenas 1% entre um título pós (LTF) e uma LTN com maturação em 2017 não compensa o risco de tantas incertas quanto aos rumos do nosso país neste ano e em 2015, em minha opinião.

      Abraço!

      Excluir
    4. Olá Soulsurfer
      Respeito muito sua opinião.
      Porém estou fazendo uma "leitura" de um gráfico semanal. Mudança de tendência num gráfico desses não eh um movimento a ser desconsiderado.
      Faz sentido sentido seu comentário sobre o IPCA, pode-se considerar também que o governo pode mudar a estratégia para combate-la, deixando de usar o aumento de juros como ferramenta.
      Tento, repito, tento, postar as situações econômicas.
      Minhas crenças eu deixo em casa.

      Excluir
    5. Soulsurfer, creio que seja isso mesmo. Li agora o texto do FI e está bem alinhado com o que pensava.

      Dividendos, embora divirjamos em algumas questões, e eu respeito enormemente suas opiniões, não acho que possamos / devamos ter uma conduta radical de ver as situações e deixar completamente de lado a nossa interpretação. Acredito que um pouco de interpretação seja interessante, até para termos bom senso e buscar se aquele investimento em questão tem um movimento de sustentação e vale a pena entrar ou não. Por isso questionei o movimento, que é bem ao contrário do esperado pela situação que vivemos no país. Achei o texto do FI muito inteligente.

      Abraços!

      Excluir
    6. Ok
      Interpretar eh uma coisa. Opinar eh outra.
      Divida conosco sua interpretação ta atual situação.
      A

      Excluir
    7. Dividendos,
      a) inflação - o cenário piorou
      b) contas públicas - o cenário piorou, inclusive, eu não vi os dados de março e abril, mas de janeiro e fevereiro o primário era 25% menor do que em relação ao de 2013. O orçamento aprovado pelo governo, e os "cortes de 40Bi" iriam ocorrer num cenário de crescimento de 2,5% do PIB, e todo mundo está apontando para um crescimento menor do que 2%, então esses cortes podem ser apenas de vento. A arrecadação, dados da receita federal, veio abaixo do esperado no primeiro trimestre. Copa, eleição, governo ameaçado, e carteira sendo aberta;
      c) ajustes para 2015 - a) rediscutir critério de correção do SM (os dois partidos disseram que vão manter a mesma coisa, o que é péssimo para as contas públicas, pelo grande impacto na previdência. Com população ainda jovem alocamos 12% do PIB para previdência, mesma coisa que Alemanha e França, a situação não é boa); b) energia elétrica (que pode ser ainda maior se não chover, e as reservas continuarem caindo); c) preço do petróleo; d) subsídios ao BNDES, que tem data certa para estourar em 2015 (o blog do mansueto almeida explica bem isso);
      - contas externas - o déficit apenas aumenta, o limite prudencial é de 3% do PIB, podemos chegar ao final de 2014 perto de 4%, o que é um número horrível;
      - fim da desalavancagem - é quase consenso que essas altas históricas das bolsas internacionais (principalmente as europeias e americana) foi muito "contaminada" por um excesso de liquidez (que está sendo enxugada com o fim do tapering), bem como a política agressiva de expansão monetária do FED (que em algum momento será revertida com o aumento das taxas de juros que se encontram em patamares históricos de fundo), o que isso vai ocasionar ao mundo depois de tanta liquidez, não se sabe. O pessoal do instituto Mises da Escola Austríaca acha que é uma grande bolha, outros acham que é um deslocamento dos fundamentos, mas é muito incerto que efeitos podem ter, principalmente se isso ocorrer com o Brasil num momento mais fragilizado;

      É por isso que acho que a tendência é de aumento de juros no médio prazo. Entretanto, é o que eu acho mais provável, não o que vai ocorrer, pois não estamos aqui tratando de eventos matemáticos/físicos;

      Quanto ao governo mudar a estratégia, com esse governo atual, acho bem difícil. Além do mais, o discurso permanece o mesmo, e eu acho ser difícil convencer a nossa presidente, que é meio turrona, a mudar de opinião, olha eu não queria ser essa pessoa:)

      Abraço!

      Excluir
    8. Ah, no item "b" se as contas piorarem, e não for feito nada em 2015, pode ter certeza que vem rebaixamento. Aí, se perder o downgrade, as promoções em FII, RF e ações podem surgir com muita força. Boa parte do investimento estrangeiro aqui é em carteira. O nosso IED (investimento direto) ainda é bem alto. Isso é uma das únicas coisas que vão nos mantendo. Se houver um pessimismo em relação ao médio prazo do Brasil, e o IED cair muito, a coisa pode complicar.
      Investimento em carteira, desses que vem aproveitar esses rali descolados dos fundamentos do Bovespa, saem com uma facilidade incrível e não podemos contar com eles.

      Excluir
    9. o downgrade que faz perder o investment grade.

      Excluir
    10. Dividendos, desculpe não tenho intenção de importuná-lo. Tenho na verdade muito a aprender com quem tem uma carteira 6x maior que a minha! Sinto que não sou bem vindo em meus comentários e como disse não quero ser inoportuno. Acho que o Soulsurfer de forma perfeita descreveu o que vemos no dia a dia dos desastres econômicos de nosso governo. Era isso que tinha em mente.
      Abraços, vida longa, e mais uma vez perdoe se houve algo que lhe desagradou.

      Excluir
    11. Baseado nisso tudo o que vc recomenda?

      Excluir
    12. Caro Guardião
      Não há necessariamente uma relação entre volume de patrimonio e conhecimento economicos. Muitas pessoas conseguem acumular grandes recusos sem necessariamente ter uma boa leitura de Mercado.
      Vc não me importuna, tanto que citei seu nome na postagem.
      Concordo plenamente com vc e com o Soulsurfer quando dizemos que nossa economia não vai bem.
      A intenção desse post foi mostrar uma queda mais do que evidente dos juros futuros e comentar sobre as consequencia disso nas aplicações financeiras.
      Em momento algum vi tanto vc ou o Soulsurfer debaterem sobre isso.
      Vc era e continua sendo bem-vindo a comentar aqui.

      Excluir
    13. O que eu recomendo em relação ao que especificamente?
      Primeiro, para fazer recomendação para alguém (o que eu não gosto de fazer) é preciso saber pelo menos: a) idade; b) possibilidade de aporte; c) objetivos financeiros; d) se quer parar de trabalhar e quando; e) tamanho do patrimônio atual ; f) conforto ou não com certos instrumentos financeiros entre muitos outros aspectos.

      Com certeza o que possa valer para mim não vai valer para o Guardião.

      Especificamente sobre esse cenário, eu vou com o Finanças Inteligentes:
      a) RF bem capitalizada - com mix de LTF e LTN17 (o ideal era 16, mas não vende mais). Ou talvez alguma LCI ou LCA com maturação de 1 ano.
      b) se quiser continuar aportar em FII ou ações (o que eu venho fazendo) - aportes menores;

      Se o pior cenário não se confirmar, eu acho improvável que algum cenário cor-de-rosa se concretize, então o seu custo de oportunidade será muito baixo.

      obs: é minha opinião apenas, cada um deve seguir aquilo que acha mais correto ou que se sente mais confortável

      Abaço!

      Excluir
    14. Tesouro direto, LCI, LCA, ações e FIIs....fácil acertar assim....
      Diz que a inflação está for a de controle e não indica nenhum investimento atrelado a ela....

      btw, que é esse Finanças Inteligentes??

      Excluir
    15. Finanças inteligentes? Olhe no seu próprio blog rol.

      Excluir
    16. ah...achei que era outra coisa.

      Excluir
    17. Dividendos, não sei qual é o seu ponto, colega.
      Estou aqui dando minha opinião apenas. de forma educada. Acertar o que? Do que você está falando especificamente?
      Quer comparar rendimentos? Quer comparar patrimônio? Isso para mim está mais para debate de ego, do que de ideias.
      Fiz apenas um aporte que pensei que pudesse ser interessante. Fui muito claro no que penso que seria uma postura mais conservadora em momentos que podem ser de incerteza num futuro próximo.

      Excluir
    18. Se vc quer comparar rendimentos ou patrimonio aqui não é o lugar.
      Não se faça de coitadinho e desistendido que aqui não cola.
      Lugar de mimimi não é aqui.

      Excluir
    19. De desintendido (sic), eu realmente não tenho intenção de ficar, pois tenho apreço pelo vernáculo.
      Foram duas perguntas retóricas, se sabe o que ironia significa.
      De "minimi" não o é, e parece que de educação tampouco.



      Excluir
    20. Soulfurfer
      Acho que não tive a educação e respeito a sua opinião que vc merece. Hoje foi um dia um tanto complicado e acabei descontando em quem não tem nada a ver com meus problemas.
      Peço aqui minhas sinceras desculpas e espero que possa relevas esse deslize.
      Abraço

      Excluir
    21. Dividendos, eu peço desculpas, pelas minhas duas últimas mensagens.
      A última coisa que quero é ter diálogos que apenas possam fazer que mal-entendidos sejam transformados em animosidade, muito menos com uma pessoa que não conheço e pela internet.
      Espero sinceramente que consiga atingir os seus objetivos profissionais e financeiros.
      Sem qualquer ressentimento.

      Abraço

      Excluir
  3. vc acha que o ponto de inflexão do mercado de juros e ações já aconteceu//??Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil relacionar com ações, pois nos dias de hoje, o mercado está muito mais de olho nas eleições que na economia.
      Acho que em relação aos FIIs já aconteceu.

      Excluir
  4. Senti isso no começo do ano com o TD, Dividendos. Busquei o histórico dos juros e percebi que os títulos estavam pagando um spread maior em janeiro com uma SELIC em 10,5% do que em julho de 2011, com a SELIC em 12%.

    O resultado é sentido nos números: meus NTN-Fs comprados dia 06/01 já valorizaram 8,9% desde então.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Interessante. Geral vai correr pros FIIs agora?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o gráfico diário dos FIIs e junto o do juros futuros e tire suas conclusões.
      Esse eh um dos movimentos esperados.

      Excluir
  6. Gente não discutam aproveitem que ele não é um cara que fica com as informações somente para ele, e façam igual, se espelhem em pessoas de sucesso que vcs terão sucesso, fica um dica Abraços Jean

    ResponderExcluir
  7. Quem quiser opiniar ficaria grato ( postei uma carteira de debentures ) nos últimos 3x meses de 2014

    http://financas-esquizofrenicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bons Dividendos, boa noite. Foi a mim oferecido a compra de debentures da Trans Aliança de Energia Eletrica S.A. (TAEE) no mercado secundário e pagando uma taxa de IPCA + 7,25% ao ano, com vencimento em 2024.

    Gostaria de saber sobre sua opinião, uma vez que julguei uma proposta bem interessante.

    Abraços, Ed Ventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EV
      Não conheço essa em específico, mas por ser no mercado secundário, a taxa esta interessante.
      Importante saber se essa tem isenção e quais são as garantias.
      Se vc tiver o prospecto pode me enviar que eu posso dar uma lida.

      Excluir
    2. Desculpe a intromissão, mas também tive esse produto oferecido. Realmente há isenção de imposto e parece bem interessante. Estudo uma entrada nesse mês ainda no produto.

      Excluir
    3. Olá GM,
      Se possível, tem como me informar qual a corretora que esta oderecendo essa debenture?
      Abraço

      Excluir
  9. Se vc tem conta com eles ( eu tenho) tem coisa melhor na plataforma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a minha única e nem principal corretora, mas tenho conta lá

      Excluir
    2. Humm
      Entendi.
      Desculpe se estou sendo intrometido, mas vela a pena ter conta em mais de uma corretora?

      Excluir
    3. Olá Guardião
      Olhei p prospecto da TAEE e ela NAO E ISENTA DE IR!!! EXISTE TRIBUTAÇÃO NESSA DEBENTURE.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Valeu Dividendos. Conversamos sobre isso no meu blog já (TAEE).

      Sobre conta em mais de uma corretora não gosto, mas tenho por questões de praticidade na transferencia de uma ou outra conta bancaria. Fora isso acho bobagem.

      Excluir