domingo, 9 de fevereiro de 2014

Petrobras

Bom dia pessoal,

Normalmente procuro manter as postagens desse blog no ambiente financeiro. Eventualmente posto algo for a disso, porem queria postar sobre essa pergunta que me faco cada vez que vejo isso na TV.
A resposta na verdade eu sei, mas sera que ninguem enxerga isso?

 - Por que a Petrobras precisa/faz anuncios pagos na televisao?

21 comentários:

  1. Publicidade é uma forma fácil de se tirar um por fora, visto que é algo de difícil mensuração. O mesmo ocorre com Eletrobras.

    ResponderExcluir
  2. Da mesma forma, porque a Petrobras patrocionou o flamengo por tantos anos?

    Porque a caixa esta patrocinando diversos times de futebol?
    O itau faz isso? não, e é o maior banco da america latina, o bradesco o faz? tambem não...

    Para bom entendedor, meia palavra basta.

    Sucesso, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do esporte é até louvável, pois se as empresas estatais não patrocinarem o esporte, as privadas é que não vão fazer. E quando um time de futebol é patrocinado, algum dinheiro vai para os outros esportes.

      Excluir
    2. ixi eike deu ruim sua resposta! como não patrocina??? olhai nos estadios, ambev pra la e pra ca, cielo, etc... é so olhar nas camisas dos jogadores

      Excluir
    3. O caso de patrocínio é pq o dinheiro gasto nessa tipo de coisa é descontado no IR, dai é uma forma de diminuir o imposto pago fazendo propaganda e lavando dinheiro para campanha de políticos do PT(ex.: mensalão)

      Excluir
    4. Se a questão é ajudar o futebol, por que ajudar apenas alguns clubes? Qual o critério?

      Excluir
  3. acredito que faça por conta do governo, pois ela não estaria preocupada em atrair novos clientes pela propaganda e sim de passar uma imagem de que o Brasil está indo bem neste governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso com certeza é o principal motivo. Mas também serve para atrair investidores que não conhecem nada (e não querem conhecer) do mercado.

      Excluir
    2. Atrair investidores não faz o menor sentido.
      1º - Só faria sentido propaganda em uma nova emissão de ações.
      2º - A maior parte da grana vem de estrangeiros.
      Entre outros pontos que não vou mencionar.

      Excluir
  4. Propaganda institucional, divulgação de marca, obtenção de vantagem competitiva onde há concorrência, etc. Há tantos motivos para uma empresa fazer propaganda, que é impossível elencar.
    http://www.hotsitespetrobras.com.br/rao2008/i18n/pt/balanco-social-e-ambiental/transparencia/relacionamento-com-os-publicos.aspx

    ResponderExcluir
  5. Acho que a questão é: pq uma empresa monopolista faria propaganda? Além de monopólio de mercado nunca irá ser vendida tb (pelo menos o bloco de controle).

    Sob essa ótica, fica mais claro que Petrobrás não é uma empresa voltada a dar retorno para seus acionistas, é uma empresa de cunho político social e não há nada de errado nisso, no momento em que fique isto seja transparente aos acionistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Criar a ideologia de que uma empresa do tamanho da Petrobrás não será instrumento de (des)Governo é o mesmo que acreditar em Papai Noel. Se não concorda com isso, não compre. Simples.

      Excluir
    2. Além disso, a propaganda geralmente não é dos postos BR.
      É da Petrobrás mesmo. Nem somos clientes diretos. Eu nem tenho como optar por comprar ou não algo da Petrobrás.

      Excluir
  6. na minha opinião é pela corrupção.......
    Tbm já me perguntei sobre isso... não consegui encontrar motivo louvável..... se fosse em esporte pouco difundido até que seria para incentivar o esporte, daria para entender.......agora no futebol........
    Acho q é muito provável q haja mutreta ae no meio....

    ResponderExcluir
  7. É muito simples!!!! O governo faz propaganda para o grande povão de que ele está atuante, usando dinheiro dos investidores!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma boa quantia em uma poupança da caixa, depois destes dois episódios obscuros (encerramento de poupança e prêmio falso da mega-sena) estou pensando em colocar esse dinheiro em um banco com capital aberto, é muito mais transparente.

    ResponderExcluir
  9. Tem uma outra que eu não entendo pra que fazer propaganda que é a CCR, tenho visto muiotas placas de publicidade em estádios de futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí você tem que perguntar pro RI deles meu caro e oculto anônimo.

      Excluir
  10. 1) Fonte de corrupção/favorecimento à funcionários e políticos;
    2) Necessidade do governo em passar a imagem de empresa moderna, competitiva, onde tudo funciona, tipo a jóia da coroa...90% dos brasileiros acham que a PeTrobrás é a melhor exploradora de petróleo do mundo...ufanismo idiota...

    P.S. Tenho parentes que trabalham lá...vcs não tem idéia do nível de corrupção e vagabundice...

    ResponderExcluir
  11. Do mesmo modo te pergunto: Por que a CCR precisa fazer propaganda em estádio de futebol??

    ResponderExcluir
  12. Dividendos, todos sabemos a resposta. Recentemente, recebi e-mail de um projeto de iniciativa popular para proibir o uso do dinheiro da estatais em comercial sem finalidade institucional. Ainda não está pronto todo o conteúdo do projeto. Quando estiver pronto, avisarei aqui no blog e certamente assinarei o projeto. A nossa indignação deve se transformar em atos que mudem esta pouca vergonha. Foi assim com a ficha limpa. Será assim com outros absurdos que ocorrem neste país! Novamente, parabéns!

    ResponderExcluir