domingo, 6 de janeiro de 2013

Sai XTED, entra VRTA.

Ola Pessoal
Recentemente tivemos o lancamento do FII XTED. Durante o periodo de divulgacao, os gestores informaram que seriam adquiridos 3 imoveis todos com contrato de locacao. Como estava procurando aumentar minha posicao em FII de tijolo, me interessei. Para minha surpresa, no prospecto definitivo foi trocado o imovel que seria alugado para o Schrin pelo Itambe. Isso por si soh jah me chamou a atencao para a qualidade dos gestores, tanto que fiz alguns comentarios que estaria em duvida sobre a minha participacao. Como os inquilinos sao bons e o restante das informacoes estavam ok, resolvi desconsiderar o acontecido e fiz minha reserva sendo exercido. Dias apos o lancamento, com a queda da cotacao acabei encarteirando mais um pouco totalizando 180 cotas.
Estava esperando o primeiro pagamento de dividendos para esse inicio de Janeiro, visto que os contratos com e Peugeot e Petro jah haviam sido assinados e inclusiva jah haviam feito o pagamento dos primeiros alugueis. Porem fui surpreendido semana passada com o comunicado dos gestores sobre uma "despesa" extra com a papelada referente ao predio da Itambe. Nao bastanto isso, o valor da surpresa kinderovo eh de R$ 480.000,00, valor esse que comprometeu todos os dividendos que seriam pagos. A minha indignacao nao eh pelo nao recebimento dos dividendos, mas sim pela falta total de competencia na avaliacao dos gestores do fundo quando decidiram pela compra do referido imovel. Como uma empresa pode cometer uma falha tosca dessas? Como nao consigo achar uma resposta para essa pergunta, resolvi vender minhas cotas e investir em outro FII (VRTA) que pagara dividendos maiores. Ainda consegui sair com um lucrinho de 2%.  Decidi nao perder meu tempo ligando, mandando e-mail para RI. Apenas decidi que esse tipo de empresa nao merece meu investimento.
Essa pstagem nao tem qualquer intuito de indicar qualquer forma de investimento. O Blog bem como seu autor nao se responsabilizam por decisoes tomadas por seus leitores.
Abraco e bons investimentos a todos.

30 comentários:

  1. Incopetencia Ou falta de transparência né? Bom, vou pagar para ver os outros relatórios, se ver uma tendência a arrumar desculpas. Vou pular também.

    ResponderExcluir
  2. Resolvi pagar para ver, mas não fiquei muito feliz com um gasto desses sem ser previsto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Esses gastos deviam ter sido previstos e avaliados.

      Excluir
  3. Já coloquei na minha lista negra..... não perco um centavo nisso... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que nessa historia toda naum perdi dinheiro. Sai ate com um lucro pequeno.

      Excluir
  4. Também tenho XTED em carteira e vejo o ocorrido como um trâmite normal de um início de locação. Vamos nos lembrar que os contratos são bem longos, teremos uma renda praticamente fixa e o VPA do ativo é muito baixo, próximo de 1. Também esperava receber agora em Janeiro, se o mercado bater muito nela por causa disso eu aumento minha posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ze
      Justamente por ser um tramite normal eh que devia ter havido um provisionamento por parte dos adm. Nao me lembro de nenhum outro FII que deixou de pagar dividendos previstos por gastos normais nao previsionados.
      O primeiro dividendo soh devera vir em marco.
      Abraco

      Excluir
  5. Me recordo do lançamento desse FII e na época achei estranha essa troca de imovel, mas não entendo nada de FII então achei q era bobagem minha, se não me engano comentei com vc ou com o Corey.
    Fez bem em se desfazer dele, melhor pecar por excesso de zelo né? :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dona Ostra
      Sim, tivemos uma conversa no blog do Corey sobre isso.
      Na verdade minha saida eh mais por indignacao, como forma de protesto e inconformismo do que por zelo.
      Abraco

      Excluir
  6. Dividendos Xted eu não tenho e VRTA acabei de entrar.

    Viu o lançamento da plural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI
      Nao, eu nao vi.
      Se quiser postar aqui um resumo, fique a vontade para compartilhar conosco.
      Sei que vai ter um da XP Gavea que estou me preparando pra entrar forte.
      Abraco

      Excluir
  7. Eu tenho esse fundo e apesar de não ter gostado muito do ocorrido resolvi esperar mais um pouco para ver o que vai acontecer no proximo mes. Eu não o vendi pela qualidade dos inquilinos e pelo tempo dos contratos. Entendo sua posição mas vou aguardar mais um pouco pq apesar de tudo acho que vai ser um bom fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se continuarmos aceitando esse tipo de situacao, nao poderemos reclamar se elas voltarem a acontecer.

      Excluir
  8. Dividendos, acredito que você nem vá ver meu comentário, mas se isso acontecer e você tiver paciência de responder, pergunto:

    Cara, por que livros você estudou para analisar de forma tão boa o mercado e a rentabilidade de onde você investe? Assiste comentaristas de mercado, estudiosos etc?

    Sou completamente leigo nisso, se você me respondesse ficaria muito feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola N
      Nunca li nenhum livro sobre financas e nao considero minhas analises de mercado grande coisa. Procuro eh sempre estar atualizado e principalmente tentar ver/etender o que esta nas entre linhas. Tem uma boa parte do pessoal da nossa comunidade que podera te indicar bons livros para leitura se quiseres.
      Abraco

      Excluir
    2. Vou tomar a liberdade de discutir no fórum dos outros.
      rsrs

      Acho que a maneira mais fácil de aprender/iniciar, é acompanhando alguém ou um grupo. No caso se fosse frequentar fóruns, blogs de discussão em uns 6 meses vai saber bastante coisa a ponto de poder selecionar que tipo de leitura mais especifica vc quer.
      Falo isso por experiência própria. O importante é viver o ambiente. É como aprender uma nova lingua, vc estando inserido nele é muito mais fácil.

      Apenas opinião.

      Abraço!

      Excluir
  9. Tanto lançamento de ação, e principalmente, quanto a FII eu tô fora... é melhor eu esperar o mercado "julgar" o ativo primeiro. Após uns 2 anos, eu faço a minha decisão... pelo menos é o que eu acho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Portuga
      Cada um define a melhor forma de investir. Obviamente quanto menos risco, menor a chance de retorno. Se vc estiver ok quanto a isso, sua estrategia esta correta.
      Abraco

      Excluir
    2. Isso é um máxima, é necessário esperar um certo tempo após o lançamento para entrar, senão acontecem estas coisas

      Excluir
    3. Estou com o Papai Portuga nessa. Não entro em lançamentos.

      Excluir
    4. Ola GI
      Fica mais do que evidente pelo seu comentario acima que a experiencia de vida que vc teve ate o dia de hoje nao te proporcionou maturidade o suficiente para um convivio harmonioso com as demais pessoas, logo, seus comentarios nesse blog sao totalmente descartaveis e descessarios.
      Espero que eu nao precise ser mais claro.
      Sds

      Excluir
    5. Dividendos, o comportamento dele está explicado, pois se trata do Camaleão Faminto de blog novo.

      Excluir
  10. Dividendos, me diga : Nos lucros obtidos por venda de cotas de FIIs, na hora de pagar o DARF aquilo que conta como "valor principal" a se informado na pagina da receita é o lucro obtido pela venda do FII (ou seja o valor vendido menos o gasto na compra)? Obrigado! Duca7

    ResponderExcluir
  11. Dividendos, por quê vc não usa o adsense para gerar renda extra. Sei que e pouco,mas seu blog e bem visto vai ae uma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IA
      Obrigado pela dica, mas acho que o volume de visitas nao compensa um monte de ad piscando nas laterais do meu blog.
      Obrigado

      Excluir
  12. Olá Dividendos! Conforme consta aqui no blog que "não existe pergunta burra e sim burro que não pergunta", segue uma dúvida que acredito que a resposta pode ajudar mais pessoas: comprei cotas do FII XTED11 em dezembro de 2012 (data da movimentação), porém a compra só foi liquidada em janeiro de 2013. Quando eu for declarar o IRPF de 2013, coloco na declaração que eu possuia as 10 cotas de XTED11 até 31/12/2012 ou não coloco nada referente a este ativo, já que a compra foi liquidada somente em janeiro 2013? Perguntei na minha corretora e disseram que "a Bovespa considera a data da liquidação", mas de igual forma gostaria da sua confirmação. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Grande Dividendos!

    O lay out tá bem melhor!

    Lembro-me dessa sua indagação, e lembro que pensei a mesma coisa,a cabei cancelando minha reserva, o que agora me parece uma coisa certa. Acho que esse é um bom motivo pra evitar entrar no lançamento de algum fundo. O ganho de capital pode não ser compensado por possíveis incopetencias como a q vc narrou.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir